Portal da Cidade Paranavaí

Cidadania

Adolescentes realizam copinha de futsal no Centro da Juventude

Evento foi idealizado e organizado pelos jovens bolsistas do programa Agente de Cidadania, que promove o protagonismo juvenil e a inclusão social.

Publicado em 17/12/2021 às 13:52

Em Paranavaí, além da “Copinha de Futsal”, já existem outros projetos em andamento sobre agroecologia, autoajuda, leitura, música, dança e hábitos saudáveis. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Esta semana, o Centro da Juventude sediou a 1ª Copinha de Futsal idealizada e organizada por dois adolescentes bolsistas do Programa Agente de Cidadania, custeado pelo Governo do Estado com recursos do Funda da Infância e da Adolescência. Com o objetivo de promover lazer saudável e convivência comunitária, a Copinha de Futsal agregou vários adolescentes em um momento de brincadeira e prática esportiva sem fins de aprendizado técnico.

O programa Agente de Cidadania concede bolsas mensais no valor de R$ 306,00 para adolescentes de 14 a 17 anos executarem projetos autorais que beneficiem outros adolescentes. O objetivo principal é incentivar e promover o protagonismo juvenil, a participação social e cidadã, além da inclusão sociocultural dos adolescentes. Em Paranavaí, além da “Copinha de Futsal”, já existem outros projetos em andamento sobre agroecologia, autoajuda, leitura, música, dança e hábitos saudáveis.


LEIA TAMBÉM

População do Sumaré já pode aproveitar a mini arena esportiva


PROGRAMA AGENTE DE CIDADANIA

A Deliberação nº 039/2021 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) prevê a inclusão de cinco adolescentes por mês do programa Agente de Cidadania.

O candidato deve apresentar uma proposta de atuação, ou seja, um projeto que queira desenvolver com outros adolescentes e, se este for selecionado, receberá uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 306,00, sempre depositada ao final do mês subsequente à execução do projeto.


LEIA TAMBÉM

Novo controlador de avanço de sinal está sendo instalado na Av. Tancredo Neves


Além da proposta de atuação, são observados os seguintes critérios obrigatórios para a seleção:

  • querer fazer parte do programa e executar um projeto autoral;
  • ter idade entre 14 e 17 anos;
  • comprovar matrícula e frequência escolar;
  • ter inscrição no Cadastro Único junto ao CRAS comprovando que a renda familiar é inferior a um salário mínimo por pessoa;
  • ter inscrição no Centro da Juventude.

Para o recebimento da bolsa auxílio, o adolescente precisa atuar 10 horas semanais no planejamento e execução do projeto, elaboração de relatórios, atividades de convivência e formação para cidadania, totalizando 40 horas mensais, no período contrário ao horário de aulas escolares. A permanência do Agente de Cidadania no programa poderá ser de até dois anos, mediante avaliação mensal com resultados satisfatórios.

Os adolescentes de Paranavaí interessados em fazer parte do programa ou que quiserem sanar dúvidas devem entrar em contato com o Centro da Juventude através do telefone (44) 3902-1099 e informar o nome completo e um telefone de contato para contato da equipe.

Fonte:

Deixe seu comentário