Portal da Cidade Paranavaí

Palco do ACP

Natal Francisco: conheça a história do 1° estádio de futebol de Paranavaí

Até os anos 1980, o local era o palco do esporte na cidade, marcando a história de milhares de pioneiros, bem como a trajetória do Atlético Clube Paranavaí

Publicado em 24/03/2023 às 15:26
Atualizado em

(Foto: Museu do Atlético Clube Paranavaí)

Você sabe qual foi o primeiro estádio de futebol de Paranavaí? Antes mesmo de o atual Estádio Municipal Doutor Waldemiro Wagner existir, a cidade já tinha um espaço construído especialmente para receber competições esportivas. Até a década de 1980, o Estádio Natal Francisco era o palco do futebol no município, marcando a história de milhares de pioneiros, bem como a trajetória do Atlético Clube Paranavaí (ACP).

Em entrevista ao Portal da Cidade Paranavaí, Renato Ávila, paranavaiense que estuda a história do ACP há mais de 20 anos, explica que, naturalmente, a narrativa sobre a construção do Estádio Natal Francisco se confunde com a história do nascimento de Paranavaí. Isso porque, a ideia para criação do local surgiu a partir da necessidade de entretenimento que os moradores da época demonstravam.

Como relembra Ávila, durante os primeiros anos de desenvolvimento do município, muitos imigrantes chegaram à região para buscar novas oportunidades de vida. Entre as milhares de pessoas que se instalaram na cidade estavam os irmãos Natal e José Francisco, dois apaixonados por futebol.

Enquanto viviam o dia a dia na cidade, os irmãos notaram a escassez de opções de diversão disponíveis para a população à época. Surgiu, então, a ideia de criar um time de futebol, esporte que estava se popularizando no Brasil. “Em 14 de março de 1946 eles criam o Paranavaí Futebol Clube, que foi o primeiro nome do Atlético Clube Paranavaí”, pontua.

De acordo com Ávila, a ideia foi bem aceita pelos moradores e rapidamente ganhou muitos adeptos. A formação do time logo trouxe outra necessidade: ter um espaço adequado para a prática do esporte. Ainda muito envolvido com as questões, Natal Francisco recebeu a responsabilidade de procurar um local em que os atletas pudessem treinar.

“Ele foi na inspetoria de terras e conversou com o responsável pela companhia de terras na época, que pediu ao seu Natal que ele procurasse uma localização fora do perímetro urbano da cidade para que fizessem esse campo de futebol”, destaca o paranavaiense.


Seguindo as regras determinadas pela companhia, Francisco encontrou um terreno próximo à Rua Luís Spigolon, onde atualmente é o Centro de Paranavaí, e mediu, a passadas, uma área de 280 metros de comprimento por 20 metros de largura. Em poucos dias, aquele espaço se tornou o primeiro campo de futebol do município. Anos depois, com o crescente interesse da população pelos jogos, os responsáveis pelo local perceberam que o espaço comportava um estádio de futebol.

Em 1946, a estrutura começou a ser construída. “Ano a ano eles iam cercando toda a área. Em 1950, já era um complexo esportivo: tinha um campo profissional, um campo de futebol amador que ficava ao lado da sede social do clube e parte das arquibancadas montadas”, cita Ávila. Como homenagem ao principal fundador, o estádio recebeu o nome de Natal Francisco, pelo empenho do pioneiro no desenvolvimento do local.

 

Natal Francisco, um dos fundadores do primeiro estádio de Paranavaí. 

Apesar da grande estrutura, nos primórdios, o Estádio Natal Francisco sediava apenas partidas amistosas e jogos amadores. No começo de 1960, com a reestruturação do Campeonato Paranaense de Futebol e o início da participação de times do interior do estado na competição, o Atlético Clube Paranavaí percebeu que não tinha um estádio que atendesse às determinações da federação. Por isso, o time passou a disputar partidas fora de casa.

Diante da necessidade, o complexo esportivo paranavaiense passou por mudanças para se adequar. Em 11 de agosto de 1960, o estádio recebeu a primeira partida oficial de um campeonato profissional de futebol.



Da glória ao desmanche

Os anos de glória do Estádio Natal Francisco chegaram, mas também vieram as dificuldades. Por causa de dívidas acumuladas com o tempo, o Atlético Clube Paranavaí acabou perdendo todo o patrimônio que possuía até então, incluindo o estádio.

“No início de 1979, o prefeito da época manda começar a desmontar o estádio. Os alambrados foram retirados, as madeiras - que ele era todo de madeira - foram usadas como andaimes em outras obras da prefeitura. Depois do desmanche, o prefeito oficializou a construção de uma praça pública, dando origem à Praça dos Pioneiros, que foi inaugurada em 7 de março de 1980”, explica Ávila.

Segundo ele, poucas foram as memórias que restaram do primeiro estádio da cidade. Entre as lembranças estão os alambrados da construção, que hoje estão fixados em um complexo esportivo do distrito de Sumaré.

Paranavaí "sofreu" com a falta de um estádio de futebol oficial até o início da construção do atual Estádio Municipal Doutor Waldemiro Wagner. A inauguração do local ocorreu em 1992 e fez o espaço se tornar a casa do ACP. 

Desde então, o estádio foi sede de inúmeros momentos históricos, entre eles a partida amistosa protagonizada pela Seleção Brasileira da época e a Costa Rica, no dia da inauguração, e a conquista do Campeonato Paranaense pelo ACP em 2007, após vencer um jogo diante do Paraná Clube. 

Fotos: Divulgação/Museu do Atlético Clube Paranavaí

Fonte:

Deixe seu comentário