Portal da Cidade Paranavaí

Em Obras

Teatro Municipal de Paranavaí está fechado por tempo indeterminado

O espaço passa por adequações no Plano de Segurança contra Incêndios e devem ser feitas reformas estruturais; ainda não há prazo para conclusão das obras

Publicado em 04/06/2018 às 23:27
Atualizado em

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a rede de hidrantes, o sistema de alarmes de incêndios e luminárias de emergência do teatro precisam de readequação. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Segundo a Fundação Cultural, o teatro só será reaberto quando todas as suas adequações tiverem concluídas. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Eloíse Fernandes

O Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa, de Paranavaí, está fechado há quase quatro meses. De acordo com a prefeitura, desde fevereiro, o local deixou de receber eventos culturais, pois apresentava problemas estruturais e de segurança, que já persistiam há alguns anos, e não oferecia segurança para os frequentadores.

Segundo a Fundação Cultural, o espaço deve passar por adequações quanto às normas de segurança contra incêndio, estipuladas pelo Corpo de Bombeiros, além de outras reformas estruturais. Engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), já realizaram as adequações no Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), que será aplicado ao teatro municipal. O projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e agora precisa ser colocado em prática no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a rede de hidrantes, o sistema de alarmes de incêndios e luminárias de emergência do teatro precisam de readequação. Esta primeira fase, segundo a Fundação Cultural, deve custar em torno de R$ 405 mil, pois necessitará de reparos em paredes, laje e pisos para instalação dos equipamentos. Em uma segunda etapa, que ainda está em fase de orçamento, deve ser trocado todo o telhado do local e avaliada a estrutura de cortinado.

Ainda de acordo com a Fundação, no mês de abril, o Ministério Público recomendou que não fosse realizado nenhum evento no estabelecimento, até que a readequação fosse concluída ou mediante autorização do Corpo de Bombeiros.

Em nota, a Fundação Cultural informou que “o teatro só será reaberto quando todas as suas adequações tiverem concluídas e, para isso, não se tem, ainda, uma previsão”. A nota diz ainda que “nenhum evento realizado pela Fundação Cultural, ou que conta com sua parceria tem deixado de acontecer. Todos têm ocorrido em outros locais, que variam de acordo com a especificidade e necessidade”, finaliza o comunicado.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário