Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaiense é criador do Netlolo, app que ajuda usuários a encontrarem os melhores produtos e serviços

Fernando Zanatta, que já trabalhou para gigantes do comércio eletrônico como Dafiti, Netshoes e Buscapé, viu na crise econômica uma oportunidade para lançar um aplicativo que permite monetizar o conhecimento das pessoas

Publicado em 19/03/2017 às 00:20

Um paranavaiense, especialista em comércio eletrônico, está se destacando no cenário nacional pela criação de um aplicativo que ajuda consumidores a encontrarem os melhores produtos e serviços, ao mesmo tempo em que permite monetizar o conhecimento de pessoas em diversos assuntos.

Fernando Zanatta, 32 anos, é criador do Netlolo, como é chamado o app lançado em fevereiro e que já está disponível para download (gratuitamente) nas versões Android e IPhone.  

A ideia do Netlolo é a seguinte: o usuário entra no aplicativo e faz uma pergunta simples, como “Estou em dúvida sobre qual o melhor tênis de corrida”. Os especialistas cadastrados no site são notificados e entram em contato com o consumidor. Depois de ter sua questão respondida, o usuário faz uma avaliação, dizendo se ficou satisfeito ou não com a resposta. Caso compre o produto indicado, o especialista e o site ganham uma comissão pela venda, que pode variar de 2% a 12%, dependendo do produto.

“Com o aplicativo, eu consegui criar um produto que resolva, ao mesmo tempo, três problemas. Primeiro o lado do e-commerce, conseguindo um tráfego mais qualificado e uma alta taxa de conversão – que são pessoas realmente interessadas em comprar alguma coisa. Segundo, fazendo com que as pessoas que conheçam muito sobre determinado assunto possam vir a lucrar com isso. E o terceiro lado são as pessoas que vão utilizar o serviço, que não entendem muito sobre varejo eletrônico e que terão suas dúvidas esclarecidas”, contou Fernando, em entrevista ao Portal da Cidade.

Ele disse que viu no desemprego, causado pela recessão econômica, um motivo a mais para criar um aplicativo que permitisse às pessoas ter uma renda extra a partir do seu conhecimento.

“O aplicativo faz uma ponte entre usuários com dúvidas sobre produtos e serviços, e pessoas com conhecimento para respondê-las”, acrescentou Zanatta, que já trabalhou para gigantes do comércio eletrônico como Dafiti, Netshoes e Buscapé.

Para este ano, o objetivo do executivo é gerar cerca de R$ 7 milhões em vendas por meio do aplicativo e do site. “Para isso temos buscado investimentos no mercado”, comentou.

Outro objetivo do empreendedor é lançar o aplicativo nos Estados Unidos e, posteriormente, na Europa e Ásia. “Quando fiz a pesquisa para validar a ideia descobri que também há mercado lá fora. [...] Tenho conversado com algumas empresas dos Estados Unidos, mas ainda não tenho nada concreto”, disse.

Para quem, como Zanatta, sonha em um dia empreender, o jovem executivo deixa um recado: “O primeiro ponto é não buscar uma posição de conforto. Quando você vive uma carreira bem-sucedida, isso acontece dia após dia, então você tem que trabalhar muito, tentar aprender o máximo, e nunca buscar a zona de conforto. A zona de conforto pra mim é muito tóxica e sempre que ela existia na minha carreira eu entendia que era hora de dar o próximo passo. Eu também sempre estudei muito sobre a minha área - e busquei aprender uma segunda língua, o inglês – e é fundamental conhecer bem e com profundidade aquilo que você gosta”, finalizou Zanatta.

Para se cadastrar como especialista na plataforma, basta acessar o site da Netlolo. O cadastro só será validado após uma entrevista.

Já para utilizar o serviço como usuário, basta fazer o download gratuito do aplicativo. 

Fonte:

Deixe seu comentário