Portal da Cidade Paranavaí

Direito civil

Paranavaiense lança livro sobre direito à convivência familiar

Diego Fernandes Vieira começou a se interessar pelo assunto quando fazia estágio na área. Hoje, com 26 anos, ele dedicou a dissertação de mestrado ao tema.

Publicado em 27/05/2022 às 07:44
Atualizado em

Diego Vieira nasceu em Paranavaí, se formou em Direito e concluiu o Mestrado com a pesquisa sobre o tema, que se transformou em livro. (Foto: Acervo pessoal)

Maria Eduarda Oliveira

O paranavaiense Diego Fernandes Vieira, de 26 anos, acaba de publicar o livro "Direito à convivência familiar. Novas tendências e desafios contemporâneos". A obra é resultado da dissertação de mestrado do profissional e foi lançada na noite desta quinta-feira (26), em Maringá.

O Portal da Cidade conversou com Vieira, que atualmente mora na cidade canção e é professor universitário na Faculdade Maringá, além de atuar como técnico judiciário na 2ª Vara Cível de Paranavaí. Ele disse que começou a ter interesse pela convivência familiar, popularmente conhecida como "visita familiar", quando ainda fazia estágio na área, em Paranavaí.


LEIA TAMBÉM

Paranavaiense publica romance escrito durante fase que enfrentou a depressão


"Fiquei instigado com esse tema e comecei a pesquisar mais para saber se a convivência familiar era algo opcional ou dever do pai ou mãe de uma criança ou adolescente. O livro é minha dissertação de mestrado, em que concluí que a convivência familiar é uma obrigação e não uma "vontade" dos genitores. A criança ou adolescente tem o direito dessa convivêndia, independentemente do pagamento de pensão alimentícia", explica o agora mestre em Direito.

No livro, o professor explica como é e como funciona o direiro à convivência familiar. Segundo ele, o Direito obriga o (a) genitor (a) a conviver com o (a) filho (a) e cria mecanismos para que esse convívio seja saudável. O objetivo é mudar o pensamento e trabalhar a educação parental, para que as famílias saibam o que fazer e a sociedade conheça os direitos. Adquira a obra AQUI.

Fonte:

Deixe seu comentário