Portal da Cidade Paranavaí

cultura

Grupo Gralha Azul ganhará primeiro documentário sobre trajetória e ascensão

O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo e destacará momentos importantes com os membros atuais e parceiros de composição.

Publicado em 12/04/2024 às 11:27
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal| Amauri Martinelli)

O Grupo musical Gralha Azul surgiu no efervescente ambiente cultural de Paranavaí, em 1977. As raízes foram o Teatro Estudantil de Paranavaí (TEP), fundado em 1969, que se destacou pelas peças musicadas e deu origem ao Gralha Azul. Há quase meio século, o grupo canta sobre temas locais e regionais e entrou para a história e memória da cidade poesia.

Influenciado também pelo Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), o Gralha Azul consolidou-se como uma expressão autêntica do talento local no cenário musical. Tudo começou a partir de Paulo César de Oliveira, um dos integrantes, que, movido pela saudade e encantamento dos espetáculos regionalistas do Rio de Janeiro, decidiu voltar a Paranavaí e dar vida ao sonho musical. A partir disso, o grupo rapidamente formou-se, marcando o início de uma importante jornada cultural.

Grupo Gralha Azul atualmente.

Quase cinco décadas depois, a história do Gralha Azul será contada no documentário "Grupo Gralha Azul – História e Memória". Dirigido por Amauri Martineli e Ariane de Oliveira, o filme é financiado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Município de Paranavaí-PR. O documentário destacará momentos-chave da trajetória do grupo por meio de entrevistas com membros atuais, parceiros de composição e recortes de suas aparições na mídia.

Com estreia prevista para julho deste ano, o lançamento será acompanhado por um evento especial que incluirá um bate-papo e um show ao vivo do Gralha Azul. Além disso, o documentário será exibido gratuitamente em diversos locais pela cidade e permanecerá disponível no YouTube. O evento de estreia contará com acessibilidade ampla, incluindo cuidados para pessoas com necessidades especiais e idosos, além de interpretação em Libras, garantindo que todos possam desfrutar desta celebração da música e da memória cultural de Paranavaí.

|Conteúdo Patrocinado|

Fonte:

Deixe seu comentário