Portal da Cidade Paranavaí

Efeito borboleta

Paranavaiense publica romance escrito durante fase que enfrentou a depressão

"Efeito Borboleta" é reflexo do período que Lidia lutou contra a depressão, dos 15 aos 18 anos. "Escrever era a única coisa que me manteve em paz", conta.

Publicado em 23/05/2022 às 09:30
Atualizado em

A paranavaiense Lidia Bueno, de 20 anos, é a prova de que é possível transformar um momento de dor em crescimento. (Foto: Arquivo pessoal)

Maria Eduarda Oliveira

A paranavaiense Lidia Bueno, de 20 anos, é a prova de que é possível transformar um momento de dor em crescimento. O livro "Efeito Borboleta" é resultado de dois anos intensos de escrita e superação. A história fictícia de Theo Allen Anderson, personagem principal da obra, é um reflexo do período que a autora lutou contra a depressão, depois que passou a sofrer bullying e ameaças de desconhecidos no Ensino Médio.

"Quis criar um personagem que sentisse exatamente o que eu sentia, como uma forma de me expressar e ajudar outras pessoas na mesma situação. Desejei mostrar a realidade de alguém que passa por uma doença tão debilitante, e fazê-las se sentirem representadas num personagem literário que dificilmente vemos nos livros", explica a escritora.


LEIA TAMBÉM

Estudante de Paranavaí lança livro autobiográfico com história de aceitação


Em entrevista ao Portal da Cidade, a estudante do 3º ano de Pedagogia relata que lutou contra a depressão dos 15 aos 18 anos. "Eram "brincadeiras" vindas de pessoas conhecidas, mas sempre me machucaram. Tudo piorou quando comecei a sofrer ofensas e ameaças de desconhecidos (as). Foi um longo período de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de uma internação. Escrever era a única coisa que me manteve em paz. Hoje estou 100% recuperada e meu livro é um reflexo de tudo que vivi", afirma.

Lidia guarda os dois manuscritos. (Foto: Arquivo pessoal)

Além do Brasil, a obra da paranavaiense já foi lida nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Japão e México. E pode ser adquirida, em formato e-book, no site da Amazon ou gratuitamente para os (as) assinantes do Kindle Unlimited. "A versão física também está sendo proposta para diversas editoras", garante Lidia, que já está escrevendo um segundo romance, com lançamento previsto para 2023.


LEIA TAMBÉM

Professor da Unespar Paranavaí publica livro online sobre camponeses no Noroeste


A autora descreve "Efeito Borboleta" como um romance dramático, intenso e imersivo. Sem muitos spoilers, adiantamos que Theo, jovem arrogante e individualista, perde o irmão mais velho em um acidente trágico e acaba "caindo em depressão". Aproximadamente um ano depois, um romance muda o rumo dos acontecimentos da vida dele, obrigando-o a encarar segredos da família e mistérios do acidente que levou à morte do irmão.


Fonte:

Deixe seu comentário