Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Paranavaí terá primeira produtora audiovisual pública do Brasil

A produtora Suruquá está sendo criada pela prefeitura e será instalada na Casa da Cultura. Local atenderá artistas de Paranavaí e região.

Publicado em 16/07/2021 às 00:40
Atualizado em

Daniela Bonetti, gerente de desenvolvimento cultural, com o prefeito KIQ e o diretor de Cultura, Rafael Torrente, no espaço onde vai funcionar a produtora. (Foto: Fundação Cultural de Paranavaí)

Em breve os artistas de Paranavaí poderão contar com a estrutura da Produtora Suruquá, a primeira produtora audiovisual pública do Brasil. O espaço está sendo estruturado pela prefeitura e atenderá a cidade e a região nos segmentos de dança, artes cênicas, música, artes visuais, literatura, audiovisual, história e memória, que necessitam de produção de áudio e de vídeo. 

De acordo com o diretor da Fundação Cultural, Rafael Torrente, a sede da produtora será na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, onde já funcionam diversas atividades e oficinas culturais.

A produtora também será responsável pela gravação e edição de áudio e vídeo de cursos, oficinas, programas e eventos desenvolvidos pela Fundação Cultural.

Além disso, Torrente explica que os alunos que fazem parte das atividades oferecidas pela Fundação poderão produzir e gravar seus trabalhos, para participar de eventos como Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup).

Outra função da produtora será orientas e apoiar artistas e produtores sobre registros de obras de áudio e vídeo.

Fase de teste

No ano passado, a produtora iniciou os trabalhos de de forma experimental. Atuou diretamente em todas as lives e materiais de vídeos produzidos pela Fundação Cultural, que aumentaram com o início da pandemia.

Todas essas produções em 2020 alcançaram mais de 200 mil pessoas. A Suruquá também foi responsável pela regravação do hino de Paranavaí, uma releitura da versão original, lançado no dia do aniversário de 68 anos da cidade.  


LEIA TAMBÉM:

Paranavaí ganha duas miniarenas esportivas do projeto "Meu Campinho"


Equipamentos

Para iniciar os trabalhos, a Fundação Cultural adquiriu instrumentos musicais e equipamentos  como: mesa de captura de vídeo, interface de áudio, microfones, rebatedores, iluminadores e outros.

Um segundo lote de equipamentos será adquirido nas próximas semana, com investimento de aproximadamente R$ 80 mil.

“Os equipamentos de audiovisual serão utilizados na criação da produtora Suruquá, que será uma importante ferramenta no fomento à cultura no município. A produtora poderá ser utilizada por grupos e artistas locais e também desenvolverá trabalho de formação, com cursos de produção de áudio e vídeo”, explica o diretor da Fundação Cultural, Rafael Torrente. 


Escolha do nome da produtora

O nome Suruquá é uma homenagem à figura lendária de Paranavaí conhecida como “Negão do Surucuá”, que vivia isolado às margens do rio Surucuá.

Sua imagem e comportamento chamavam muita atenção: cabelos rastafári, longa barba grisalha, vestido praticamente com trapos e sempre assoviando canções que só ele conhecia.

Foto: Cleber Rodrigues Figueiredo

Sabe-se também que ele tocava violão e sua história é rodeada de mistério. O "Negão do Surucuá" morreu tragicamente em incêndio na casa onde morava às margens do rio.

Diferentemente do nome do pássaro e do Rio (Surucuá), que são grafados com "C", o nome da produtora é escrito com "Q" (Suruquá).




Fonte:

Deixe seu comentário