Portal da Cidade Paranavaí

centenária

Moradora de Paranavaí comemora 100 anos de vida com festa em família

Forró, abacate e doces são os queridinhos de Antônia Tavares de Araújo, a centenária moradora do Jardim São Jorge.

Publicado em 28/04/2024 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Por Laís Morais

O que aconteceu de marcante entre 1924 e 2024? Uma guerra mundial, a criação da Internet, a ida do homem à lua, o golpe militar no Brasil, a conquista de 5 títulos da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, a pandemia da covid-19, entre outros. São tantos momentos históricos para a sociedade que chega a ser inimaginável pensar que alguém poderia vivenciar tudo isso.

Mas, essa é a trajetória de Antônia Tavares de Araújo, moradora do Jardim São Jorge de Paranavaí, que completou 100 anos de vida na última quarta-feira (23). Três velas marcaram a celebração de um século, ao lado das filhas, netos, bisnetos e trinetos, que juntos somam quase 100 descendentes.

O Portal da Cidade foi encontrar a centenária para conhecer e descobrir a história por trás de tamanha vivência. O caminho percorrido até que a nordestina, nascida no Ceará em 1924, chegasse aos cem anos não foi fácil. Na década de 80,  mudou-se para Paranavaí com o marido e as filhas em busca de uma vida melhor. Ela nunca trabalhou fora de casa, mas cuidar da família preenchiam os seus dias.

Foto: arquivo pessoal

A audição e fala da viúva foram reduzindo com os anos e as memórias se confundem entre tantas histórias vividas ao longo de um século inteiro. Apesar disso, dona Antônia tem uma saúde invejável: toma apenas remédio para controlar a pressão.

Atualmente, a matriarca está sob os cuidados de duas filhas, que dedicam-se a aproveitar a velhice da mãe da melhor forma. Antônia tem uma rotina tranquila, adora vitamina de abacate e não abre mão de um doce. Segundo a família, a idosa também gosta de fazer tranças nos cabelos das bonecas, e as unhas e cabelos pintados dela demonstram os cuidados de uma mulher que ainda é vaidosa.

Foto: Portal da Cidade Paranavaí

Familiares contam que Dona Antônia sempre foi ativa e adora um forró. A última vez que conseguiu dançar foi aos 96 anos, mas basta ligar o som para fazê-la sorrir. 

Neste ano, a centenária comemora não apenas um século de vida, mas uma jornada marcada por experiências, trabalho e amor familiar. Antônia Tavares é, sem dúvida, um tesouro vivo de Paranavaí.


Você conhece alguém de Paranavaí ou região que também vai completar 100 anos ou mais? Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp!

Foto: Portal da Cidade Paranavaí


Fonte:

Deixe seu comentário