Portal da Cidade Paranavaí

Meio ambiente

Operação identifica quase 5 mil hectares de desmatamento ilegal no Paraná

Os dados do Ministério Público apontam um aumento de 93% em relação as áreas fiscalizadas no ano passado.

Publicado em 03/10/2022 às 14:19
Atualizado em

Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente. (Foto: Ilustrativa| Pixabay)

A Operação Mata Atlântica em Pé 2022 foi finalizada na última semana de setembro e identificou 4.247,97 hectares com supressão ilegal de vegetação nativa. O balanço foi apresentado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), que coordena a iniciativa.

A operação aconteceu simultaneamente nos 17 estados em que há predominância do bioma. Em cada unidade da Federação as ações foram executadas pelos Ministérios Públicos locais, com a participação dos respectivos órgãos ambientais.

No Paraná, as ações de fiscalização abrangeram 608 polígonos (em 2021 foram 174), totalizando 4.247,97 hectares de desmatamento localizados. Os dados apontam um aumento de 93% em relação a área do ano passado. Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente, nas esferas cível e criminal, além das sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.

O total de multas aplicadas a partir das ações de fiscalização alcançou R$ 35.984.350,00, montante 129,69% superior ao efetuado em 2021. Participaram com o MPPR das fiscalizações agentes do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Água e Terra (IAT) e da Polícia Científica do Paraná.

Desde 2019 a Operação é realizada com a tecnologia da Plataforma MapBiomas Alerta, programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas.

O alcance de maior precisão e segurança nas análises de supressão de vegetação nativa e a possibilidade de fiscalização em locais remotos e de difícil acesso são algumas das principais vantagens da utilização desse tipo de ferramenta.

Fonte:

Deixe seu comentário