Portal da Cidade Paranavaí

Agronegócio

Associação de produtores irrigantes tem abrangência estadual

Segundo presidente da diretoria provisória, a adoção da irrigação na agropecuária do Paraná poderá levar o estado a ser o maior produtor de grãos do país.

Publicado em 26/01/2020 às 23:50

Na mesma ocasião foi eleita uma diretoria provisória. (Foto: Assessoria de Imprensa SRP)

Pensada inicialmente para ser uma entidade de âmbito regional, a associação, que reúne técnicos e produtores que utilizam a técnica da irrigação na produção agropecuária, ganhou peso maior: ela tem abrangência estadual.

Esta foi uma das sugestões acatadas durante a Assembleia Geral de fundação da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (APIP), realizada na sede do Sindicato Rural de Paranavaí (SRP), que reuniu interessados de vários municípios da região.

Na mesma ocasião foi eleita uma diretoria provisória, que terá prazo de um ano para organizar a entidade, apresentar proposta de estatuto, submetê-la à apreciação dos associados e organizar eleição para escolha da diretoria definitiva, que terá mandato de três anos.

Para o presidente da diretoria provisória, o pecuarista Demerval Silvestre, a adoção da irrigação na produção agropecuária do Paraná poderá levar o estado a ser o maior produtor de grãos do país, posição ocupada atualmente pelo Mato Grosso. O Paraná vem em seguida.

Diretoria

A diretoria provisória da Apip ficou constituída pelo presidente Demerval Silvestre; vice-presidente Ivo Pierin Júnior; secretário Leandro da Silva; 2º secretário Antônio Teruo Kato; tesoureiro Gilberto Pratinha e 2º tesoureiro Elson Luiz Nogara.

O Conselho de Administração será formado pelos representantes das Câmaras Técnicas. Cada Câmara indicará um titular e um suplente, que deverão ganhar novas adesões, mas, na assembleia já ficam definidos alguns nomes. A de Citrus já tem a participação de Marco Valério, Alex Eduardo Zaniboni, Marcos Calzavara e Marlene Fátima Calzavara.

Na Câmara Técnica de Grãos estão Marcos Rogério Franco, Alfredo Fabrão Neto e Caíque Fachin; Na de pecuária participam Rogério Michelette Pierin, Luiz Paulo Lorenzetti e Claudia Dias; na de mandioca está Marcel Thuronyi e mais os representantes a serem indicados pela Abam e Simp; na Câmara de Várzeas participa Kleber Hudson Canassa, Élcio Beltrame e a Associação de Produtores de Arroz Irrigado do Paraná – Apai PR; e na Câmara das demais áreas estão Márcio Garcia Cid e Mateus Augusto Pasquali.

A diretoria provisória deverá propor a criação de outras Câmaras Técnicas e convidar mais pessoas para as integrarem e também para as já definidas.

Fonte:

Deixe seu comentário