Portal da Cidade Paranavaí

em breve!

UEM anuncia construção de museu em Porto Rico

O local receberá embarcações históricas, além de artefatos dos povos indígenas e desbravadores das cidades do extremo-noroeste.

Publicado em 26/06/2024 às 16:29
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Porto Rico)

Na manhã desta quarta-feira (26), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, anunciou a construção de um museu em Porto Rico (a 100 quilômetros de Paranavaí). O anúncio foi feito durante uma reunião com o prefeito de Porto Rico Álvaro de Freitas Netto e equipe.

“Nós da UEM temos todo interesse na construção de um Museu em Porto Rico, e com a parceria do IPHAN e município logo começamos essa obra,” disse o reitor Leandro.  

A construção do Museu será realizada entre a parceria da UEM com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com apoio do município, dentro da área pertencente UEM, que hoje abriga o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia).

“Nosso município há algum tempo vem pleiteando um Museu, e nosso pedido foi atendido, e logo teremos um Museu para a visitação em nossa cidade, mais uma conquista da nossa gestão”, destacou o prefeito Álvaro de Freitas Netto que em conjunto com o vice, Antônio Felipe dos Santos (Piu) e o secretário de Turismo Murilo Gois já estavam nas tratativas para mais essa obra. 

O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amumpar) e prefeito de Terra Rica, Júlio Leite, falou da importância do Museu para toda a região.  “Porto Rico é um referencial para nós, e toda a região está sendo impulsionada com o crescimento de Porto Rico e toda a Costa Noroeste, esse Museu será mais um atrativo turístico”, destacou Leite.          

O Museu deve receber as embarcações históricas que foram retiradas do leito do Rio Paraná, que estão no campo de futebol do município, e os artefatos encontrados nelas. Também deve receber artefatos dos povos originários (indígenas) que viviam na região, além de artefatos antigos dos desbravadores das cidades do extremo- noroeste. 

O local também será referencia para os alunos das escolas de todo o Paraná, que poderão visitar e ter acesso a todo o acervo do Museu.   


Fonte:

Deixe seu comentário