O setor de turismo do Paraná segue em expansão, com destaque para o aumento no número de visitantes internacionais. De acordo com dados da Embratur divulgados nesta semana, o estado recebeu mais de 426 mil turistas vindos do exterior apenas no primeiro trimestre de 2025, o que representa um crescimento de 18,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A maior parte das chegadas foi registrada em janeiro, com mais de 206 mil visitantes estrangeiros. Em fevereiro, o estado contabilizou cerca de 142 mil, e em março, pouco mais de 77 mil. Os países vizinhos seguem como os principais emissores de turistas ao Paraná: a Argentina lidera com 42% do total, seguida pelo Paraguai (36%). Também há presença de visitantes dos Estados Unidos, Chile e Reino Unido.
O secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, reforçou que a gestão estadual tem como uma das prioridades fortalecer o Paraná como um polo de recepção internacional, com ênfase nos mercados sul-americanos. Ele destaca que os investimentos e a promoção contínua têm gerado resultados consistentes para o setor.
No recorte nacional, o Paraná respondeu por 11,4% do total de desembarques internacionais no Brasil no primeiro trimestre. Os estados com maior fluxo foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No total, o Brasil recebeu mais de 3,7 milhões de turistas estrangeiros no período — alta de 47,8% em relação ao ano passado.
O transporte aéreo teve papel essencial nesse desempenho. O Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, dobrou a oferta de voos internacionais diretos em 2024. Hoje, o estado conta com nove rotas aéreas internacionais sem escalas, incluindo destinos como Buenos Aires, Santiago, Lima, Assunção e Montevidéu. Em Foz do Iguaçu, há uma rota ativa para Santiago, no Chile.
Além do modal aéreo, o Paraná foi destaque em chegadas por via terrestre, registrando mais de 409 mil entradas, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul nesse quesito. No setor marítimo, o estado somou mais de 3 mil visitantes internacionais e ganhou visibilidade com as temporadas recentes de cruzeiros no Litoral.
Em termos econômicos, o turismo também trouxe impactos relevantes. Visitantes internacionais deixaram US$ 2,4 bilhões no país no período, segundo dados do Banco Central e do Ministério do Turismo. O resultado representa um crescimento de 16% e é considerado o melhor desempenho histórico para o setor.