Portal da Cidade Paranavaí

Em alerta

Hospital Unimed Paranavaí atende 229 casos suspeitos e 30 confirmados de dengue

Levantamento foi feito 1° de outubro até 22 de dezembro de 2019. Houve aumento de 332% nas suspeitas de dengue, comparado ao mesmo período do ano passado

Publicado em 28/12/2019 às 06:23
Atualizado em

(Foto: Divulgação/ Unimed Paranavaí)

A Unimed Paranavaí acaba de divulgar os dados referentes aos casos de dengue registrados no hospital próprio, no período de 1° de outubro até 22 de dezembro de 2019. De acordo com o levantamento, foram 229 casos suspeitos e 30 confirmados, em menos de três meses.

Segundo o hospital, se comparado ao mesmo período de 2018, houve um aumento de 332% nas suspeitas de dengue atendidas na Unimed Paranavaí.

Em outubro, foram 45 notificações, com cinco casos confirmados, já novembro, 60 notificações, o que representa 4,37% dos pacientes que deram entrada no Pronto Atendimento da Unimed, sendo seis deles confirmados.

Em dezembro, o número quase dobrou, com 124 casos suspeitos, representando 12,8% de todos os atendimentos do hospital. Destes, 19 foram confirmados até o momento. Esses números são relacionados somente aos atendimentos realizados no Hospital Unimed de Paranavaí.

Dicas da Unimed para Prevenção

É importante que a população tenha em mente a importância e o risco à saúde, todo cuidado é válido. Evitar o acúmulo de água parada, colocar tela nas janelas, desinfetante em ralos e limpeza de calhas, além de tomar a vacina contra a Dengue, que foi criada para prevenir a manifestação do vírus.

Dengue: A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que necessita de água parada para proliferar; seus principais sintomas são febre alta, mal-estar, dores ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Existem quatro tipos de Dengue, e um indivíduo pode ter os quatro tipos.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias.

Sinais de alerta para procurar uma Unidade Hospitalar

• Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;

• Vômitos persistentes;

• Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);

• Sangramento de mucosa ou outra hemorragia;

• Aumento progressivo do hematócrito;

• Queda abrupta das plaquetas.

A dengue na maioria dos casos tem cura em até 10 dias do início dos sintomas. Quanto mais cedo procurar uma unidade de saúde, menor o risco de complicação. A complicação pode se iniciar pela desidratação (excesso de vômito), diarreia e hemorragias.

A dengue não é diagnosticada apenas na Unidade Hospitalar, nos ambulatórios todos os médicos são capacitados para diagnóstico e tratamento da mesma. A realização do diagnóstico é clínico e feito por um médico. Confirmado com exames laboratoriais.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas, o tratamento é simples e poucos casos requerem internações.


Estão entre as formas de tratamento:

• fazer repouso;

• ingerir bastante líquido (água);

• não tomar medicamentos por conta própria;

• a hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo, quando indicado).

O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.


Fonte:

Deixe seu comentário