Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

UBS do Jardim Ipê passa a funcionar em novo prédio no Jardim Panorama

O novo posto de saúde começou a funcionar nesta segunda-feira (23) e vai atender aproximadamente 9 mil pessoas

Publicado em 24/07/2018 às 02:09
Atualizado em

. A UBS também conta com duas equipes completas de Estratégia Saúde da Família (ESF). (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O município de Paranavaí deu início nesta segunda-feira (23) aos atendimentos à população na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivo Cardoso, localizada no Jardim Panorama. O prédio construído no bairro vai substituir o posto do Jardim Ipê, local em que os atendimentos vinham sendo feitos.

A unidade do Jardim Panorama está numa região de abrangência de aproximadamente de 9 mil pessoas e vai atender os seguintes bairros: Ipê, Panorama, Santos Dumont, Monções, Alvorada do Sul e Conjunto Flávio Ettore Giovine. A UBS também conta com duas equipes completas de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Ao todo, a unidade terá 17 agentes comunitários de saúde (ACS), dois médicos clínicos gerais, dois médicos ginecologistas (cada um irá atender uma vez por semana), duas enfermeiras, quatro auxiliares técnicos de enfermagem, duas dentistas, uma auxiliar de dentista, um auxiliar de serviços gerais, um agente de saúde e dois técnicos administrativos.

O homenageado – A UBS presta uma homenagem à Ivo Ferreira Cardoso, jornalista e advogado, que dá nome ao prédio. Natural de Pompéia-SP, onde nasceu em 25 de julho de 1940, era filho de Maria Augusta de Souza e Elisiário Ferreira Cardoso; casado com Ermelinda Poldo Cardoso, tinha três filhas: Virgínia Márcia Poldo Cardoso, Iara Cristina Poldo Cardoso e Juliana Poldo Cardoso. A Família Cardoso veio para Paranavaí em 1954, procedente de Lucélia-SP.

Foi colunista do Diário do Noroeste durante pelo menos 35 anos e funcionário da Secretaria de Comunicação Social do governo do Estado. Ivo Ferreira Cardoso foi correspondente da Folha de São Paulo, da Folha de Londrina e de O Estado do Paraná.

 Ele iniciou seus trabalhos na Rádio Cultura e depois no Diário do Noroeste, onde mantinha a coluna “Ronda pela Cidade”. O jornalista teve importância em várias situações da vida de Paranavaí. Foi líder estudantil desde quando aluno do Colégio Estadual de Paranavaí. Ajudou a fundar a UPE (União Paranavaiense dos Estudantes), fazendo parte de sua diretoria.

Foi também um dos principais incentivadores do Femup - Festival de Música e Poesia de Paranavaí, atuando no início na realização desse importante evento cultural. Teve ainda atuação junto aos cursilhos da igreja e na área esportiva, como grande incentivador do futebol de salão.

Formou-se em Direito, passando a atuar na Comarca de Paranavaí. Ele ajudou a fundar a Advog. Na subseção da OAB/Paranavaí foi eleito conselheiro no triênio 1998/2000; foi vice-presidente da Comissão de Imprensa da Subseção da OAB/Paranavaí na gestão 2004/2006; foi presidente da mesma comissão na gestão 2007/2009.

Ivo Ferreira Cardoso era cidadão honorário de Paranavaí, recebendo o título em solenidade na Câmara de Vereadores em 09/12/1981. Ivo faleceu aos 68 anos de idade em 25 de novembro de 2008 à noite, depois de 30 dias hospitalizado em Maringá. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário