Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

UBS Central atende em horário diferenciado no mês de fevereiro

Por conta da coleta de preventivo, durante todo o mês, nas terças-feiras, a unidade estará aberta das 16h30 às 20h30.

Publicado em 31/01/2019 às 06:02
Atualizado em

As mulheres que quiserem fazer a coleta no horário especial precisam ligar e agendar seu horário. (Foto: Arquivo/Prefeitura de Paranavaí)

O mês de fevereiro será de atendimentos em horário especial na Unidade Básica de Saúde Central. Por conta da coleta de preventivo, durante todo o mês, nas terças-feiras, a unidade estará aberta das 16h30 às 20h30. As mulheres que quiserem fazer a coleta no horário especial precisam ligar e agendar seu horário no telefone 3422-5105.

Estimativas recentes indicam que o câncer de colo uterino (CCU) é a segunda causa de mortes por câncer entre as mulheres, no nosso país. A doença também corresponde ao segundo tumor mais incidente dentre os 560 mil novos casos de câncer no Brasil, e ao quarto mais incidente na região Sul, atingindo 15,17 casos a cada 100 mil mulheres. Esses dados demonstram que o número de casos de CCU entre as mulheres continua em progressão, confirmando as estimativas de estudos que previam o crescimento da morbidade e mortalidade por esse câncer.

O Human Papiloma Virus (HPV) é considerado responsável em 70% dos casos de CCU, entretanto, outros fatores como a imunidade, genética, comportamento sexual, uso prolongado de anticoncepcionais e tabaco também podem influenciar. Esses fatores determinam a regressão ou a persistência da infecção, bem como sua progressão para lesões precursoras ou câncer.

 O exame citopatológico (CP) é recomendado pelo Ministério da Saúde no Brasil, pois implica realizar o exame de forma preventiva por meio do rastreamento e acompanhamento das pacientes com diagnóstico, bem como o tratamento de lesões precursoras. É um exame fundamental para evitar o surgimento de novos casos de CCU, pois seu diagnóstico precoce permite maior potencial de prevenção, tratamento e cura.

Fonte:

Deixe seu comentário