Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Saiba quais doenças crônicas dão direito à vacina gratuita contra a gripe

Para serem imunizadas, as pessoas com doenças crônicas devem ir a uma UBS e apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina

Publicado em 26/04/2018 às 02:11
Atualizado em

O Dia D de Vacinação contra a Influenza será no dia 12 de maio, um sábado. Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8h às 17h. (Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de junho em todo o país. Um dos públicos alvos da campanha são as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, que podem receber a dose da vacina com receita médica. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são as doenças crônicas que dão direito a tomar a vacina gratuitamente durante a campanha.

“Primeiro é preciso esclarecer que não é o município que define quem pode ou não tomar a vacina gratuitamente. A definição dos grupos prioritários é feita pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, seguindo a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O maior número de questionamentos que temos recebido é com relação aos hipertensos. Pessoas com hipertensão comum não estão na lista do Ministério da Saúde como doentes crônicos e por isso não fazem parte dos grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha. Apenas as pessoas têm cardiopatias crônicas e que desenvolveram hipertensão com comorbidade é que podem ser vacinadas com receita médica. Mas aí é porque são cardiopatas, e não hipertensos comuns”, explica a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

Para serem imunizadas, as pessoas com doenças crônicas devem procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença), a carteira de vacina e um documento de identificação pessoal com foto. As salas de vacina do município funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Além das pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe também tem como público alvo: idosos a partir de 60 anos; gestantes e mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto); crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional. 

 Familiares que têm pacientes acamados, deverão entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. 

Lembrando que o Dia D de Vacinação contra a Influenza será no dia 12 de maio, um sábado. Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

 

 

Saiba quais são as categorias de risco clínico (doenças crônicas) com indicação para receber a vacina contra a gripe em 2018:

 Doenças respiratórias crônicas:

* Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

* DPOC;

* Bronquiectasia;

* Fibrose Cística;

* Doenças Intersticiais do pulmão;

* Displasia broncopulmonar;

* Hipertensão arterial Pulmonar;

* Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

 

Doenças cardíacas crônicas:

* Doença cardíaca congênita;

* Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

* Doença cardíaca isquêmica;

* Insuficiência cardíaca.

 

Doenças renais crônicas:

* Doença renal nos estágios 3, 4 e 5;

* Síndrome nefrótica;

* Paciente em diálise.

 

Doenças hepáticas crônicas:

* Atresia biliar;

* Hepatites crônicas;

* Cirrose.

 

Doenças neurológicas crônicas:

* Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;

* Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;

* Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;

* Deficiência neurológica grave.

 

Diabetes:

* Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

 

Imunossupressão:

* Imunodeficiência congênita ou adquirida

* Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

 

Obesos:

* Obesidade grau III.

 

Transplantados:

* Órgãos sólidos;

* Medula óssea.

 

Portadores de trissomias:

* Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Fonte:

Deixe seu comentário