Portal da Cidade Paranavaí

CastraPet

Programa gratuito de castração de cães e gatos fará atendimentos em Paranavaí

Segundo o governo estadual, outros municípios da região também serão contemplados. Saiba como ser atendido!

Publicado em 01/02/2023 às 08:39
Atualizado em

O objetivo é esterilizar 4.797 animais em 28 dias de ação pelo Paraná. (Foto: Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável)

O Programa de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) contemplará em fevereiro cerca de 30 municípios em várias regiões do Paraná. A previsão é esterilizar 4.797 animais em 28 dias de ação. Entre as cidades que serão visitadas pelas equipes estão Paranavaí e ao menos outros seis municípios do noroeste. 

De acordo com o governo estadual, a agenda começa em Sulina nesta quarta-feira (1º) e encerra em Tibagi, onde as equipes de veterinários trabalharão nos dias 28/02 e 01/03.

Além desses dois municípios, a ação acontecerá em Coronel Vivida; Foz do Jordão; Cantagalo; Paranavaí; Rolândia; São Carlos do Ivaí; São Tomé; Bela Vista do Paraíso; Cidade Gaúcha; Guairaçá; Terra Rica; Porecatu; Nova Londrina; Cambé; Umuarama; Sertanópolis; Pérola; Formosa do Oeste; Ubiratã; Corbélia; Ibema; Goioxim; Guaraniaçu; Laranjal; Santa Maria do Oeste; Manoel Ribas; Cândido de Abreu; Reserva; e Tibagi.

O CastraPet é um programa do Governo do Paraná, executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), com recursos de emendas parlamentares e do estado e suporte logístico dos municípios que realizam o cadastramento dos tutores e disponibilizam o espaço para a estrutura.

O secretário Valdemar Bernardo Jorge lembra que nos últimos quatro anos o Paraná foi colocado na vanguarda das iniciativas de saúde única. “O CastraPet é reconhecido como uma política protagonista no Estado que tem auxiliado os gestores municipais no controle de animais nas ruas e na prevenção de doenças, contribuindo assim para o bem-estar dos animais, dos tutores e da população em geral”, afirma.

O programa é direcionado para as famílias de baixa renda e tutores de animais que não podem arcar com os custos de uma cirurgia, mas também as ONGs protetoras de animais e protetores independentes também podem se cadastrar. Desde a implantação em 2019, é um importante aliado das prefeituras para reduzir os casos de abandono e o aumento da população animal de rua. Pets abandonados são vítimas de maus-tratos, brigas e ainda podem atacar transeuntes, motocicletas e serem atropelados.

A castração de cães e gatos evita as crias indesejadas e o consequente abandono e maus tratos, bem como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem por meio de contato direto, alimentos, água ou meio ambiente.

O programa está inserido no contexto da saúde única, uma abordagem tripla que preza a associação da saúde humana com a animal e o meio ambiente. Segundo o Ministério da Saúde, essa abordagem reconhece que a saúde de humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas) estão intimamente ligados e são interdependentes.

Everton Souza, diretor-presidente do IAT, reitera a abrangência do programa desde a sua instituição. “Até dezembro de 2022, o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil animais. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões e chegará a 275 dos 399 municípios”, afirmou.

Como ser atendido?

Compete ao município identificar os animais que serão esterilizados. Os locais contemplados pelo CastraPet, tutores, ONGs ou famílias devem se cadastrar junto aos órgãos municipais das respectivas cidades, conforme cronograma e número de vagas disponíveis.

As equipes do IAT, além de castrar, fornecem os medicamentos pós-operatórios. Durante o processo de castração, os tutores são orientados, ainda, sobre como cuidar da saúde dos seus animaizinhos, a importância das visitas ao veterinário e vacinação. Antes de serem submetidos às cirurgias eles passam por uma avaliação de veterinários. Tudo isso, gratuitamente.

Acompanhe o cronograma de fevereiro:

01 – Sulina

02 – Coronel Vivida

03 – Foz do Jordão

04 – Cantagalo

06, 07, 08 e 09 – Rolândia

07, 08, 09, 10 e 11 – Paranavaí

12 (manhã) – São Carlos do Ivaí

12 (tarde) – São Tomé

13 – Cidade Gaúcha

13 e 14 – Bela Vista do Paraíso

14 (manhã) – Guairaçá

14 (tarde) – Terra Rica

15 – Porecatu

15 – Nova Londrina

16 – Cambé

16 – Umuarama

17 – Sertanópolis

17 (manhã) – Pérola

17 (tarde) – Formosa do Oeste

18 – Formosa do Oeste

19 – Ubiratã

19 – Corbélia

20 – Goioxim

20 – Guaraniaçu

21 – Laranjal

21 – Santa Maria do Oeste

22 e 23 – Manoel Ribas

24 – Cândido de Abreu

25 e 27 – Reserva

28 – Tibagi

Fonte:

Deixe seu comentário