Portal da Cidade Paranavaí

Influenza

Paraná declara fim da epidemia de H3N2

A decisão foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná nesta quarta-feira (30).

Publicado em 30/03/2022 às 16:49

A epidemia sazonal da doença havia sido decretada em janeiro deste ano. (Foto: Ilustrativa/iStock/Getty Images)

A Secretaria de Estado da Saúde suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2, declarada no dia 12 de janeiro deste ano, após o aumento no número de casos e óbitos que ocorreu fora do período sazonal. A decisão foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná nesta quarta-feira (30).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou. “Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar”, disse.


LEIA TAMBÉM

Documento traz orientações sobre o uso de máscaras após novo decreto no Paraná


Quando foi decretada a epidemia sazonal, o Estado registrava 832 casos e 12 mortes, número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença. Paranavaí estava inclusa na lista. Em janeiro, uma morte foi registrada na cidade.

A Sesa confirmou nesta terça-feira (29) mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2 (um tipo do vírus Influenza A (H3). Agora, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença. Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina.


LEIA TAMBÉM

Alopecia areata: dermatologista fala sobre a doença que ganhou destaque no Oscar


VACINA

Na próxima semana vai começar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 4 de abril a 3 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A partir do dia “D”, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan. A vacina é uma das melhores formas de prevenção da doença, meio para evitar uma nova epidemia pelo vírus Influenza.

Fonte:

Deixe seu comentário