Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Novos médicos já ocuparam vagas dos cubanos nos postos de saúde de Paranavaí

Em quatro postos de saúde da cidade, os atendimentos começaram nesta segunda-feira (3).

Publicado em 04/12/2018 às 06:31

Novos médicos começaram a atender nesta segunda-feira (3). (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O município de Paranavaí já conseguiu repor as vagas de médicos que foram abertas com a saída dos profissionais cubanos, que atenderam normalmente até a última sexta-feira. Em quatro postos de saúde da cidade, os atendimentos começaram nesta segunda-feira (3), dando à população atendimento contínuo.

A coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Talita Ferreira, exaltou a rapidez na reposição. “Temos médicos atendendo normalmente nas UBS’s José Eloy, Celso Konda, Jardim Maringá e Rural. Por conta de alguns problemas burocráticos, os atendimentos no distrito de Graciosa começam na quinta-feira e na próxima segunda, na UBS do Campo Belo. Apesar desse detalhe, tivemos uma reposição rápida, não deixando a população desamparada de atendimentos médicos”.

“Tivemos um pouco de preocupação de ficarmos desfalcados de médicos por muito tempo, mas esse novo edital do Ministério da Saúde abriu a possibilidade de vagas por todo o Brasil serem preenchidas. Felizmente, em Paranavaí conseguimos rapidamente suprir essas vagas. Temos as seis vagas preenchidas, mas foram dezenas de inscrições. A partir de hoje, tudo volta ao normal”, afirmou a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

A médica Michele Ricci, que está atendendo na UBS Celso Konda, disse que a família é toda de Paranavaí e ficou sabendo do edital pelo pai. “Eu estudei e comecei a trabalhar em Cascavel, mas minha família é toda daqui e me falaram dessa oportunidade. Consegui fazer a inscrição e estou feliz pela oportunidade de trabalhar no município”, disse.

O médico Anthony Carlos Fachin, que é natural de Paranavaí e está atendendo na UBS Rural, ressaltou a importância do trabalho na atenção básica. “Fiquei muito tempo fora e poder retornar é uma grande felicidade. Não via a hora de voltar, e com essa oportunidade, vou dar o meu melhor para atender cada paciente. O atendimento primário é essencial, pois assim conseguimos prevenir e não apenas tratar doenças”, ressalta.

Fonte:

Deixe seu comentário