Saúde da mulher
Nova Esperança passa a oferecer implante contraceptivo pela rede pública
Implanon tem duração de até três anos; interessadas devem procurar uma UBS para avaliação e agendamento.
Publicado em 18/08/2026 às 14:48
A rede pública de saúde de Nova Esperança passou a disponibilizar o Implanon, implante contraceptivo inserido sob a pele do braço e com duração de até três anos.
O dispositivo consiste em uma pequena haste que libera continuamente o hormônio etonogestrel. Sua ação impede a ovulação e provoca alterações que dificultam a passagem dos espermatozoides, evitando a gravidez.
A colocação é feita na parte interna do braço não dominante, após a aplicação de anestesia local. O procedimento dura cerca de dez minutos e deve ser realizado por uma profissional capacitada.
O método é reversível. Caso a mulher queira engravidar antes do término do período de duração, o implante poderá ser retirado por um profissional de saúde. Apesar de prevenir a gravidez, o Implanon não protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso o uso de preservativo continua sendo recomendado.
Quem poderá receber o implante?
Em Nova Esperança, a oferta é destinada a mulheres de 15 a 49 anos. A disponibilização seguirá critérios de avaliação e prioridade, considerando também a quantidade de dispositivos disponível.
Terão prioridade mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica, mulheres em situação de rua, profissionais do sexo, pacientes com transtornos mentais graves ou doenças que possam tornar uma gestação de alto risco, entre outras situações avaliadas pela equipe de saúde.
Mulheres interessadas deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para marcar uma consulta e receber orientações sobre a indicação, inserção e acompanhamento do método.
A colocação do Implanon será realizada exclusivamente nas UBS João Polizelli e Adelino Pasquini, conforme a unidade de referência de cada paciente.
Fonte: Portal da Cidade Paranavaí com informações do Jornal Noroeste
Notícias relacionadas
Anvisa proíbe Chá Sarapião e dez produtos vendidos como emagrecedores
14/08/2026 às 11:25
SUS amplia para 100 mil os atendimentos mensais a pessoas com vício em apostas
13/08/2026 às 15:42
Agulhas e seringas usadas não devem ser jogadas no lixo comum; saiba como descartar
13/08/2026 às 11:25
Anvisa proíbe Oxypur, Yta Clean e outros 10 produtos de limpeza
12/08/2026 às 10:51
Mais de 4 mil pacientes faltaram a consultas e exames do SUS em Paranavaí
12/08/2026 às 08:33
Paranavaí terá multivacinação aos sábados de agosto; confira locais e horários
10/08/2026 às 10:55