Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Mulher de 51 anos é a segunda vítima da dengue em Loanda

Esta é a segunda morte por dengue confirmada em menos de um mês na cidade de Loanda.

Publicado em 15/04/2019 às 00:08
Atualizado em

Cidade terá mutirão de recolhimento de lixo a partir de quarta-feira (15) (Foto: Ilustrativa/ Pixabay)

Uma mulher 51 anos, moradora do bairro Vila Vitória, em Loanda, é a segunda vítima a morrer de dengue no noroeste do Paraná, neste ano de 2019.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Loanda, a suspeita é que a vítima tenha contraído dengue hemorrágica. “Ela era uma paciente diabética, foi internada, teve choque hipovolêmico [choque hemorrágico] e veio a óbito”, esclareceu o Secretário de Saúde de Loanda, Damião Antonelo. O caso foi repassado para a Secretaria de Saúde do Estado que deve prosseguir com investigação da morte.

Até a última sexta-feira (12), a cidade de Loanda tinha 105 casos confirmados de dengue e 379 notificações em investigação. “Desde o final do ano passado intensificamos o combate à dengue, com vistorias em quintais, fumacê, fiscalização em terrenos sujos e multas aos proprietários e bloqueios dos locais com casos confirmados. Também intensificamos a conscientização nas redes sociais”, explicou Antonelo.

Arrastão contra a dengue

Loanda terá um arrastão contra a dengue, que passará por todos os bairros, iniciando nesta quarta-feira (17), pela Vila Nova e Vila Vitória. Os moradores poderão colocar nas calçadas, lixo, materiais e equipamentos velhos que acumulem água.

Apesar da ação, o Secretário de Saúde lembra, que não basta só a mobilização do município para evitar que o problema se torne uma epidemia, é preciso que cada morador faça a sua parte, cuidando de seu quintal e evitando jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios.

Primeira morte

Um homem de 61 anos, morador da cidade de Loanda foi a primeira vítima fatal da dengue no noroeste do estado. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde,ele havia passado por cirurgia, cerca de 20 dias antes da morte e também era hipertenso. No dia 30 de março começou a sentir os sintomas, foi internado e morreu no dia 2 de abril.

Fonte:

Deixe seu comentário