Portal da Cidade Paranavaí

SAÚDE

Médicos e enfermeiros fazem treinamento para diagnóstico precoce do autismo

Treinamento é uma iniciativa da equipe do CAPS Infantil. Com diagnóstico precoce crianças poderão receber acompanhamento adequado desde a infância

Publicado em 13/02/2019 às 02:54
Atualizado em

Profissionais da saúde que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, estão participando do treinamento. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Todos os médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, estão participando de um treinamento para o diagnóstico precoce do autismo em Paranavaí. O treinamento é uma iniciativa da equipe do CAPS Infantil com o objetivo de compartilhar informações e trocar experiências para que as crianças possam ser testadas já nos primeiros anos de vida para a detecção dos riscos de desenvolver o autismo e, assim, possam receber o acompanhamento mais adequado. 

“Hoje, no CAPS Infantil, acompanhamos 20 crianças e adolescentes com TEA  (Transtorno do Espectro Autista), mas sabemos que na cidade este número é bem maior. Existem alguns sinais simples que podem ser observados e também um questionário que pode ser aplicado durante as consultas nas UBSs, para que haja um rastreamento das crianças com risco de TEA. Se esse risco é identificado antes dos dois anos de idade, o acompanhamento é muito mais eficaz e, dependendo do grau de autismo, a pessoa consegue ter uma vida bem produtiva, trabalhar, se formar na faculdade, se casar, aprendendo a lidar com a principal limitação dos autistas que é a interação social e a expressão das emoções. Os médicos da rede pública nos relatam que têm aparecido muitos casos de pessoas adultas, que estão sendo diagnosticadas agora. Essas pessoas sofreram uma vida toda sem saber como lidar com suas limitações”, explicou a coordenadora do CAPS Infantil, Renata Kimura.

Para participar do treinamento, os médicos e enfermeiros do município foram divididos em turmas. “Organizamos assim para que nenhuma UBS tivesse que fechar e ficasse sem atendimento à população. Na próxima semana teremos mais uma turma de profissionais, que estarão aqui no CAPS Infantil recebendo informações da nossa psicóloga, Rosiane Beck, e do médico psiquiatra Ricardo Roncaglio, que atendem as nossas crianças e adolescentes”, frisou Renata.

Fonte:

Deixe seu comentário