Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Mais de 20 mil atendimentos foram realizados na UPA em 100 dias de funcionamento

O sistema de atendimento é feito de acordo com a urgência do quadro clínico, conforme a Classificação de Risco. Um total de 20.242 pessoas foram atendidas.

Publicado em 09/08/2019 às 08:22

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Nesta quinta-feira (8) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí completou 100 dias de funcionamento. A direção fez um balanço sobre as principais mudanças neste período.

Um total de 20.242 pacientes foram atendidos, uma média de 202 atendimentos por dia. “Tivemos várias mudanças positivas neste período, como ampliação de mais 12 técnicos e seis enfermeiros para atendimento ao público. Desde o mês de abril conseguimos escalar também um terceiro médico para atendimento no horário de maior fluxo de pessoas, das 15h às 19h. Desde terça-feira (6) ampliamos este horário e o terceiro médico está atendendo das 13h às 19h”, explica a diretora da UPA, Simone Baggio.

O sistema de atendimento na UPA é feito de acordo com a urgência do quadro clínico, conforme a Classificação de Risco. A diretora explica que cada pessoa é identificado com uma pulseira de cor específica que só é retirada quando o paciente recebe alta médica.

“Além disso, finalizamos a implantação do Prontuário Eletrônico, que permite que nós possamos acompanhar toda a trajetória de atendimentos do paciente, tanto na UPA quanto nas UBSs. Contamos também com um sistema on-line de comunicação com os laboratórios de análises clínicas e com a Clínica Radiológica, o que permite que a equipe tenha rápido acesso aos laudos dos exames realizados”, destaca a diretora.

Segundo Simone Baggio, a UPA passou por uma reestruturação e reorganização com o trabalho interligado com a Atenção Básica, especialmente com relação às consultas não urgentes. “Hoje, quando o enfermeiro da triagem faz a Classificação de Risco da UPA, consegue identificar os casos que não são urgência e que devem, obrigatoriamente, procurar sempre a UBS primeiro. É importante lembrar que a UPA é um serviço de urgência e emergência e a prioridade são sempre esses casos”, frisa.

Entre as mudanças implantadas com a transferência dos serviços de urgência e emergência para a UPA 24h, também estão: a instituição de horários de visita aos pacientes em observação ou que aguardam vaga hospitalar; a confecção de uniformes e crachás para todos os servidores; confecção de carimbo de identificação do atendimento para os profissionais médicos e enfermeiros; e uma Central de Material Esterilizado com equipamentos novos e de tecnologia avançada.

A UPA também conta com médico pediatra atendendo às segundas, quartas e sextas-feiras. O atendimento deste profissional é apenas para crianças que estão internadas.

Fonte:

Deixe seu comentário