Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Governo cria cadastro de profissionais para ajudar no combate à pandemia

Cadastramento pode ser feito pela internet. Profissionais de diversas áreas da saúde serão capacitados por meio de cursos a distância.

Publicado em 03/04/2020 às 03:09
Atualizado em

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de profissionais de saúde serão cadastrados em todo o Brasil. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde vai capacitar profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de covid-19, por meio de cursos a distância. O Ministério espera cadastrar cerca de cinco milhões de profissionais em todo o país.

A Portaria nº 639/2020 que institui a ação estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União.

O cadastramento pode ser feito pela internet - clique aqui. Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação. 

A medida do governo considera a necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação serviços ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder à situação de emergência em saúde causada pelo novo coronavírus. 

Os conselhos nas áreas da saúde deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos seus profissionais e, por sua vez, o ministério vai identificar e informar aos conselhos os respectivos profissionais que não preencheram o cadastro ou que não concluíram os cursos. 

A ação abrange as áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia. 

"Estamos começando a construir agora esse cadastro e focando primeiro nos profissionais de saúde que têm disponibilidade e que querem contribuir e enfrentar de peito aberto, indo para os estados onde houver maior necessidade para reforçar equipes médicas em todo o Brasil. Por enquanto, estamos apenas cadastrando para saber quem pode, quem quer e quem tem disponibilidade para ajudar os estados", esclareceu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Será criado, então, um cadastro geral de profissionais habilitados que poderá ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento à covid-19. 

"Ainda não é convocação e não é obrigatório, mas se for convocação é previsto em lei que pode convocar", pontuou Mandetta.

Nesta segunda-feira (1º), o Ministério da Saúde também publicou edital para o cadastro de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia para atuar no enfrentamento ao novo coronavírus no país.

Fonte:

Deixe seu comentário