Portal da Cidade Paranavaí

Saúde

Banco de sangue de Paranavaí registra diminuição no estoque no mês de maio

Com a queda nas temperaturas, houve diminuição de 10 a 20% nos estoques, segundo a Responsável Técnica do hemonúcleo, Maria Luiza Peron

Publicado em 20/05/2019 às 23:37

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

As temperaturas mais amenas das últimas semanas já refletiram em baixa nos estoques do Hemonúcleo Regional de Paranavaí (Hemepar). De acordo com a responsável técnica pelo banco de sangue, Maria Luiza Peron, houve queda de 10 a 20% nos estoques. “O frio chegou e os doadores sumiram. Já sentimos e temos que ter sempre um estoque regular de sangue.”

A preocupação é porque nos próximos dias, as temperaturas devem ficar ainda mais baixas. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), neste fim de semana as mínimas podem chegar aos 7ºC, o que deve complicar ainda mais a situação, por isso a chefe do hemonúcleo faz o apelo para que os doadores façam suas doações.

“O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h e das 13h30 às 14h30. Temos o limite de 28 doadores no período da manhã e 15 à tarde. A nossa orientação é que o doador sempre chegue cedo, pois as pessoas que chegam nos limites dos horários podem não conseguir doar”, explica Maria Luiza.

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, ter mais de 18 anos, ou entre 16 e 17 anos acompanhado de um responsável e pesar mais de 55 quilos. O Hemonúcleo Regional de Paranavaí atende 28 cidades da região.

*Com informações do repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário