Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Asilo de Paranavaí tem surto de covid-19 com mais de 30 idosos positivados

Nesta sexta-feira (17), uma força tarefa do Samu transportou idosos e funcionários para a UPA e Santa Casa. Funcionários também positivaram

Publicado em 18/09/2021 às 09:16
Atualizado em

Asilo fica na Vila Operária, em Paranavaí. (Foto: Valmir Sbardadalatti/ Studio Web Notícias.)

Mais de 40 pessoas entre idosos e funcionários do asilo Lins de Vasconcelos, na Vila Operária, em Paranavaí, foram confirmadas ou estão com suspeita de estarem infectadas com covid-19. 

Nesta sexta-feira (17), ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transportaram os pacientes para a Santa Casa e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo a Vigilância em Saúde, são 32 idosos positivados e nove funcionários entre positivos e suspeitos aguardando resultados de exames.

O Portal da Cidade tentou entrar em contato por telefone com o asilo, mas ninguém atende às ligações. Ainda conforme a Vigilância, ainda não é possível precisar o número exato de pessoas encaminhadas para internamento, uma vez que a assistência na instituição continua acontecendo no dia de hoje.

A Prefeitura  de Paranavaí divulgou uma nota oficial sobre o assunto, veja o texto na íntegra:


"A Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar oficialmente a existência de um surto de Covid-19 no Asilo Lins de Vasconcelos, localizado na Vila Operária.

A Vigilância em Saúde de Paranavaí vem acompanhando a situação desde que foram confirmados os primeiros casos positivos na instituição.

O trabalho feito pelas equipes de Atenção Primária, coordenação do Idoso e Vigilância identificou idosos e funcionários positivos na instituição e foi realizada assistência desde então. 

Já no início, a Vigilância acionou o setor de Assistência Social do município para dar todo respaldo e apoio no atendimento aos idosos.

Na última quarta-feira (15), a Vigilância acionou ainda o Ministério Público informando sobre a situação na instituição. 

A Vigilância informou ainda que o Asilo já foi intimado com relação ao uso correto de EPIs e manejo clínico dos idosos.

Ontem (17) à tarde foi preciso acionar equipes do Samu e UPA, que estão trabalhando em conjunto com a Central de Leitos e Regional de Saúde para o atendimento dos idosos que necessitam de internamentos.

Até o momento foram positivados 32 idosos e 9 funcionários estão afastados/isolados (entre positivos e suspeitos aguardando resultados de exames).

Ainda não é possível precisar o número exato de pessoas encaminhadas para internamento, uma vez que a assistência na instituição continua acontecendo no dia de hoje.

Neste sábado (18) o município continua atuando no local, fazendo mais exames, encaminhamentos para internamentos e transferência (através da Central de Leitos) de pacientes com quadro mais grave para outros hospitais da Macrorregião."



*Reportagem atualizada para acréscimo da nota oficial da prefeitura de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário