Portal da Cidade Paranavaí

Nesta semana

Chuvas de meteoros de inverno ficam visíveis no céu de Paranavaí e região

A Delta Aquarídeos e a Alfa Capricornídeos já estão acontecendo e terão seu pico entre a noite de quarta-feira (28) e madrugada de quinta (29).

Publicado em 25/07/2021 às 23:11

As duas chuvas de meteoros poderão ser vistas durante a noite do dia 28 de julho – com melhor observação a partir das 20h – e madrugada do dia 29. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Aos amantes da astronomia, esta semana reserva verdadeiros espetáculos: duas chuvas de meteoros acontecem simultaneamente e ficam visíveis no céu de Paranavaí e região. A Delta Aquarídeos e a Alfa Capricornídeos já estão acontecendo e terão seu pico entre a noite de quarta-feira (28) e madrugada de quinta (29). Como a visibilidade das duas chuvas é melhor no Hemisfério Sul, onde é inverno neste período, os fenômenos também são conhecidos como “chuvas de meteoros de inverno”.

A Delta Aquarídeos é uma das melhores chuvas de meteoros para se observar no Hemisfério Sul, de acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan. Ela deve ter, em média, 25 meteoros por hora durante seu pico.


LEIA TAMBÉM

Paranavaí pode registrar uma das ondas de frio mais intensas da história


“A Delta Aquarídeos é uma chuva oriunda das sobras do cometa 96P/Machholz, um cometa que orbita o Sol a cada cinco anos. Seu núcleo tem cerca de 6,4 quilômetros de diâmetro, pouco mais da metade do tamanho do meteoro que teria atingido a Terra e acabado com os dinossauros. Porém esse pequeno cometa deixou um rastro de poeira e detritos. […] Essa não é a maior chuva de meteoros que temos, porém, ela é bastante interessante para nós do Sul do Brasil, pois é muito bem visualizada”, detalhou em entrevista ao GMC Online.

Veja a simulação do céu para observar a Delta Aquarídeos:

Já a Alfa Capricornídeos é uma chuva mais modesta, com média de cinco meteoros por hora, de acordo com Zorzan. “A Alfa Capricornídeos é uma chuva que também vem de um cometa, nesse caso o cometa 169P/NEAT, e é visível anualmente entre julho e setembro, com pico sempre no final de julho e começo de agosto”, explica.

Veja a simulação do céu para observar a Alfa Capricornídeos:

As duas chuvas de meteoros poderão ser vistas durante a noite do dia 28 de julho – com melhor observação a partir das 20h – e madrugada do dia 29. Ambas poderão ser vistas na mesma região do céu: olhando para o leste. “Como ambas são próximas, provavelmente o observador leigo terá dificuldade em distinguir se é de uma ou outra”, frisa Zorzan.

Fonte:

Deixe seu comentário