Portal da Cidade Paranavaí

Prevenção aquática

Bombeiros reforçam segurança nas prainhas do noroeste no feriado prolongado

Dezenas de socorristas, entre bombeiros militares e guarda-vidas civis, trabalharão de sábado (12) a terça-feira (15) nos principais balneários da região.

Publicado em 11/11/2022 às 10:53
Atualizado em

Os profissionais vão atuar em alguns dos pontos estratégicos da região, que costumam receber milhares de visitantes nos dias de feriado. (Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros vai realizar a partir deste fim de semana mais uma ação para reforçar a segurança nas prainhas de água doce do noroeste do Paraná durante o feriado da Proclamação da República, celebrado na terça-feira (15). A Operação “Prevenção Aquática” já vinha sendo realizada pela corporação em outros feriados nacionais para oferecer mais segurança aos banhistas.

De acordo com o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, dezenas de socorristas, entre bombeiros militares e guarda-vidas civis, trabalharão de sábado (12) a terça-feira nos principais balneários da região. O objetivo é prevenir acidentes aquáticos e oferecer maior proteção aos turistas que procuram a costa noroeste para aproveitar os dias de descanso.

Ao todo serão 24 guarda-vidas civis e mais seis bombeiros militares empenhados na operação que será realizada nas prainhas de Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá. Os locais são alguns dos pontos estratégicos da região e costumam receber milhares de visitantes nos dias de feriado.

Apesar do reforço na fiscalização nos pontos turísticos, o Corpo de Bombeiros aconselha os banhistas a tomarem alguns cuidados para que acidentes e eventuais tragédias sejam evitadas. Confira oito dicas da corporação para evitar afogamentos:

  • Prefira banhar-se próximo aos postos de guarda-vidas;
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de entrar na água;
  • Respeite a sinalização das bandeiras e as orientações dos guarda-vidas;
  • Não mergulhe ou nade em locais próximos a pedras, estacas e píeres;
  • Seja prudente e não superestime sua habilidade de nadar;
  • Não entre na água durante a noite;
  • Fique sempre de olho nas crianças, mesmo com a presença de guarda-vidas;
  • Evite brinquedos infláveis (boias e pranchas), eles dão a falsa sensação de segurança.
Em caso de emergência, a recomendação é chamar rapidamente o guarda-vidas ou ligar para o número 193.

Fonte:

Deixe seu comentário