Portal da Cidade Paranavaí

cultura brasileira

Jovem de Atalaia é selecionado em programa para lecionar em Paris

José Emanuel Pereira ocupou o 6º lugar entre os 20 brasileiros selecionados. Ele é graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Publicado em 04/05/2024 às 13:36
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

“Je dis que le Français a changé ma vie”, ou traduzido para o português, “o francês mudou minha vida”. É o que destaca o jovem natural de Atalaia (a 53 quilômetros de Paranavaí), José Emanuel Pereira, 25 anos, que foi aprovado no processo seletivo da France Education International, programa do governo francês, para atuar como professor assistente de Língua Portuguesa na em Paris, na França.

Atualmente morador de Maringá, ele ocupou o 6º lugar entre os 20 brasileiros selecionados. A Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde José Emanuel se formou em Letras, é a única universidade estadual do Sul do país selecionada.

O jovem afirma que a fé foi o ponto chave para acreditar que a seleção ao processo seletivo poderia dar certo. “Eu tive muita fé. Como foi a minha segunda tentativa, não criei muita expectativa em ser selecionado, pois no ano anterior recebi uma negativa. De fato, a partir do momento que fui me classificando para as entrevistas, tive muita esperança de que tudo daria certo”, diz.

O comitê escolheu trinta e um estudantes, vinte para a França, nove para a Guiana Francesa e dois para Martinica. O objetivo do programa visa difundir a cultura e a diversidade linguística, além de ser uma oportunidade para brasileiros vivenciarem a língua e a cultura francesas ao ensinarem o português. O estudante será responsável pelas aulas sobre a cultura brasileira.

Jovem na França

A seleção pertence ao Programa de Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França, fruto da parceria entre a França e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa terá duração de sete meses, com início em 1º de outubro de 2024 e término em 30 de abril de 2025.

José Emanuel Pereira graduou-se em Letras com habilitação em Língua Francesa, Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes pela UEM. Além disso, ele instrui no Programa Paraná Fala Francês (PFF) e desempenhou o papel de preceptor de Língua Francesa no Programa de Integração Estudantil (Prointe), ambos na UEM. Anteriormente, ele ocupou uma posição como professor temporário de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Atualmente, está matriculado como estudante de Pedagogia na UEM.

Durante os sete meses de trabalho, o jovem vai atuar como professor assistente de Língua Portuguesa com os alunos dos ensinos fundamental e médio. O objetivo é levar a cultura brasileira para a França, a fim de que os estudantes de Língua Portuguesa tenham a oportunidade de conviver com professores nativos do Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário