Portal da Cidade Paranavaí

Saúde pública

Vereadores propõem distribuição de absorventes às mulheres de baixa renda

Sugestão é dos vereadores Fernanda Zanatta (PSL), Luís Paulo Hurtado (Podemos) e Luiz Aparecido da Silva (PSB), conhecido como Mancha da Saúde.

Publicado em 25/05/2021 às 21:54
Atualizado em

Proposta foi apresentada na última reunião ordinária (24). (Foto: Ilustrativa/iStock/Getty Images)

Garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis a adolescentes e mulheres de baixa renda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas públicas foi uma das propostas apresentadas na última sessão ordinária (24) na Câmara de Paranavaí pelos vereadores Fernanda Zanatta (PSL), Luís Paulo Hurtado (Podemos) e Luiz Aparecido da Silva (PSB), conhecido como Mancha da Saúde.

Segundo os propositores, desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos e ainda apontou que 12% da população feminina do planeta vive essa situação de “pobreza” menstrual, ou seja, que não tem acesso a banheiros, saneamento básico e a protetores menstruais.


LEIA TAMBÉM

Saúde suspende procedimentos cirúrgicos eletivos por 30 dias no Paraná


“Estamos solicitando as secretarias competentes para que seja realizado um estudo para a distribuição destes absorventes dentro do município. Nosso objetivo é evitar o constrangimento dessas pessoas que não têm condições financeiras de comprá-los e, por conta disso, acabam usando materiais prejudiciais à saúde, ou utilizando-os por mais tempo do que o recomendado por ginecologistas. Absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade”, disse Fernanda.

Em julho de 2020, o então vereador Carlos Alberto João, conhecido como professor Carlos, já havia sugerido ao Executivo uma proposta parecida com a descrita acima, priorizando as mulheres que vivem em situação de rua. Na época, a prefeitura respondeu afirmando que a Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um projeto para a instalação de banheiros para a higienização direcionados à população de rua e, nesses locais, seriam entregues produtos de higiene pessoal, entre eles, absorventes.

Fonte:

Deixe seu comentário