Portal da Cidade Paranavaí

Cerimônia

Paranavaiense Tião Medeiros é diplomado para 1º mandato como deputado federal

O parlamentar foi eleito em outubro deste ano com quase 110 mil votos e será o representante do noroeste paranaense em Brasília após mais de 30 anos.

Publicado em 20/12/2022 às 11:02

Tião Medeiros agradeceu o apoio dos eleitores e se comprometeu a trabalhar pelos paranaenses. (Foto: Reprodução/Instagram)

Ocorreu nesta segunda-feira (19) a cerimônia de diplomação do atual deputado estadual Tião Medeiros (PP). A partir de 2023, o paranavaiense vai exercer o primeiro mandato como deputado federal. O parlamentar foi eleito em outubro deste ano com quase 110 mil votos e será o representante do noroeste paranaense em Brasília após mais de 30 anos.

O evento, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), oficializa o resultado obtido pelos candidatos nas urnas. A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições. Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, pois só ocorre depois da aprovação do registro das candidaturas e da aprovação das contas de campanha dos candidatos.

Após a cerimônia, Tião Medeiros utilizou as redes sociais para agradecer o apoio dos eleitores e se comprometer a trabalhar pelos interesses dos paranaenses enquanto estiver em Brasília. “Mais uma vez agradeço pelos 109.344 votos de confiança. Vocês que me concederam essa missão. Com certeza farei o meu melhor lá em Brasília”, disse.


Foto: Reprodução/Instagram

Eleito com votação expressiva

No dia seguinte ao primeiro turno das Eleições 2022, o parlamentar concedeu uma entrevista coletiva e comentou o resultado obtido nas urnas em 2 de outubro. Na data, Medeiros comemorou a vaga na Câmara dos Deputados e também a votação expressiva que recebeu. Ele foi o candidato mais votado do partido ao qual é filiado, o Progressistas. O número fez o paranavaiense ficar à frente de grandes nomes do partido, como o deputado federal Ricardo Barros (PP).

“É uma surpresa positiva, claro. Estou feliz e agradecido, porque as pessoas viram em mim a oportunidade de ser mesmo uma ferramenta de transformação do noroeste, de auxílio dos municípios pequenos, que muitas vezes ficam desassistidos, e ser a voz de cada um lá em Brasília”, agradeceu.

Durante a coletiva, o paranavaiense também falou sobre como ocupar o cargo de deputado federal representando o noroeste gera uma grande responsabilidade, especialmente aliado ao fato de Brasília ser um ambiente novo para ele. “As cobranças, naturalmente, vão existir. O compromisso é grande, o desafio é imenso. É um mundo novo para mim, porque eu vivi o ambiente político do Paraná, e não o nacional. É um recomeço, mas também é uma motivação a mais”, considerou.

Demais diplomados

Além da diplomação de deputados federais, estaduais, do novo senador do Paraná e suplentes, a solenidade desta segunda-feira também confirmou a aptidão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de seu vice, Darci Piana, para comandarem o Poder Executivo paranaense por mais quatro anos.


Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador aproveitou o momento para agradecer novamente à maior parte da população paranaense que o reelegeu com a maior votação total da história do estado. Ao falar sobre o próximo mandato, Ratinho Junior lembrou algumas marcas já alcançadas e garantiu que vai continuar trabalhando para que o estado seja um protagonista em níveis nacional e internacional.

“Recentemente, ultrapassamos o Rio Grande do Sul e assumimos o posto de quarta maior economia do Brasil. Também alcançamos a menor taxa de desemprego desde 2014. Nosso objetivo é fazer com que o Paraná continue se consolidando como uma grande economia, em um trabalho conjunto entre a sociedade política, empresarial, comerciantes e a população”, afirmou.

Eleições transparentes

Na avaliação do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, as eleições transcorreram com tranquilidade no Paraná. Todos os diplomados assumirão os cargos para os quais foram eleitos.

“Nós fizemos a melhor eleição de todos os tempos, com participação recorde de jovens de 16 e 17 anos, assim como dos idosos, que mostraram que querem e devem participar do processo eleitoral”, relatou Moura. “Hoje é apenas o dia da coroação desse processo, porque o eleitorado deu credibilidade ao sistema eleitoral e sua transparência. Parabéns aos eleitores do Paraná, que tiveram uma eleição totalmente tranquila, transparente e segura”.

Posse

Com a conclusão desta etapa, Ratinho Junior e Darci Piana serão empossados na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, no dia 1º de janeiro, mesma data em que os governadores dos 25 demais estados e o do Distrito Federal, além do presidente da República, assumem as respectivas funções. A posse dos parlamentares eleitos está marcada para 1º de fevereiro.

Fonte:

Deixe seu comentário