Portal da Cidade Paranavaí

Novidade

Aulas de música serão estendidas a todas as escolas municipais a partir de 2022

Atualmente, as 11 escolas integrais de Paranavaí contam com a disciplina. Outras oito escolas parciais oferecerão as aulas no período do contraturno.

Publicado em 20/07/2021 às 22:56
Atualizado em

Estudantes de 5º e 4º anos já retornaram às atividades, de maneira escalonada. (Foto: Seduc)

(Foto: Seduc)

As aulas de música nas escolas integrais da rede municipal de educação de Paranavaí são um sucesso desde o início, em 2018. Durante a pandemia, infelizmente, a música foi uma das atividades mais afetadas na grade curricular, pois era impossível dar continuidade sem os instrumentos. No entanto, isso vem mudando desde o retorno das aulas presenciais em formato escalonado em maio deste ano, para os 5º e 4º anos.

Em entrevista ao Portal da Cidade, a secretária de educação de Paranavaí, Adélia Paixão, conta que atualmente as 11 escolas integrais contam com as aulas de músicas, mas, a partir de 2022, as atividades serão ofertadas em todas as escolas municipais. "A música, além do talento, desenvolve especialmente a atenção e a memória, habilidades que são pré-requisitos para uma boa alfabetização. O trabalho com a música oportuniza uma melhor forma de aprender", pontua a secretária.


LEIA TAMBÉM

Rede Estadual retorna às aulas presenciais a partir desta quarta-feira (21)


As atividades oferecidas nas escolas são: canto coral e técnica vocal, regência de banda de fanfarra, violão, flauta, violino, violoncelo, regência de banda de metais, educação musical, bateria, guitarra, viola clássica, percussão e cordas clássicas. Todas as aulas são ministradas por profissionais formados em música. Os instrumentos utilizados são profissionais e originais. Diferente das demais disciplinas, as aulas de música não exigem provas e atribuição de notas, os estudantes são avaliados de acordo com o aprendizado no decorrer das aulas.

Além da evolução nos conteúdos de outras matérias, segundo Adélia, as escolas que trabalham com a música tem uma harmonia diferente. Outro diferencial é o fato das crianças conseguirem visualizar novas oportunidades e enxergar a música também como uma fonte de renda e forma de trabalho. Nas escolas parciais, a partir de 2022, as atividades musicais serão oferecidas no período do contraturno, para os (as) estudantes interessados (as).

VOLTA ÀS AULAS

De acordo com a portaria publicada nesta terça-feira (20), o calendário de volta às aulas em formato escalonado na rede municipal de Paranavaí seguirá as datas abaixo:

  • 5º ano: 10 de maio;
  • 4º ano: 24 de maio;
  • 3º ano: 2 de agosto;
  • 2º ano: 16 de agosto;
  • 1º ano: 30 de agosto;
  • Infantil 5 e 4 (CMEIs e escolas): 13 de setembro.

VACINAÇÃO

Quanto a vacinação contra a covid-19, todos os profissionais da rede municipal de educação já foram vacinados com a 1ª dose. A previsão da secretaria de educação é que até o final de setembro toda a rede municipal esteja completamente imunizada. "Estamos muito confiantes neste 2º semestre", finaliza Adélia.

Fonte:

Deixe seu comentário