Portal da Cidade Paranavaí

Lei Municipal registra Femup como Bem Imaterial de Paranavaí

Publicado em 19/10/2015 às 02:11

A comunidade artística de Paranavaí está em festa. Isto porque foi sancionada nesta segunda-feira (19) a Lei Municipal nº 4.438/2015, que registra oficialmente o Femup (Festival de Música e Poesia) como Bem Imaterial de Paranavaí. “Fizemos um pedido para o prefeito Rogério para fazermos o tombamento do Femup e nesta trajetória descobrimos que o termo correto seria um registro. E realizando este registro, não corremos o risco de que nenhum outro gestor com ideais diferentes, entre na administração municipal e acabe com o nosso Festival”, destacou o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martinelli.

Segundo ele, o registro do Femup como Bem Imaterial garante ainda a conquista de recursos federais, através da Lei Rouanet, e de recursos estaduais, com a nova Lei Estadual de Incentivo à Cultural. “Com esse registro nós ficamos gabaritados ainda para conseguir recursos inclusive junto ao Sistema Nacional de Cultura. Nosso prefeito é um grande parceiro da cultural. Estou há quase 18 anos na Fundação, e o Rogério (Lorenzetti) foi aquele que abraçou mesmo essa causa da cultura. Paranavaí é uma cidade que quando realiza um evento bom, ele permanece para sempre. O melhor exemplo disso é o Femup, que este ano comemora o seu Jubileu de Ouro, 50 edições. Esta é a primeira vez que é assinada uma Lei de Registro de Bem Imaterial em nossa cidade. Este é um momento histórico para a cultura de Paranavaí”, salientou.

O comunicador Chico Ramos, que também é membro da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (ALAP), destacou: “É momento de comemorar e reconhecer o mérito de quem tem mérito. Esta administração tem o diferencial de dar uma atenção especial à cultura. Com mais essa ação, vai se consolidando toda a estrutura necessária para que possamos conquistar verbas disponíveis que são tão importantes para o desenvolvimento de projetos junto à comunidade”.

“Este é um momento histórico para nossa cidade. Muito mais do que Patrimônio Imaterial, a cultura é a identidade de um povo. O Femup tem a nossa cara. É um Festival que tem uma amplitude nacional, que faz com que a cidade se movimente, que a economia de Paranavaí seja aquecida. Hoje a nossa cidade tem eventos para todos os gostos, para todas as idades e a todo tempo, e isso é raro numa cidade. Nosso Teatro já está ficando pequeno, pelo uso intenso com atividades puramente culturais. A Fundação Cultural tem trabalhado muito para incrementar as atividades de cultura e lazer, envolvendo e valorizando os artistas paranavaienses. Para nós é uma honra poder deixar esse legado para as próximas gerações”, finalizou o prefeito Rogério Lorenzetti.

A assinatura da Lei foi acompanhada por membros da comunidade artística e lideranças locais.

Fonte:

Deixe seu comentário