Portal da Cidade Paranavaí

Diálogo

Fórum Regional de Cultura debateu ações a serem executadas pelos municípios

Com a participação de representantes de 12 municípios, o fórum trouxe palestrantes para estimular o debate para novas ações nos municípios.

Publicado em 06/07/2019 às 08:39

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Paranavaí sediou nesta sexta-feira (5) mais um Fórum Regional de Cultura. Com a participação de representantes de 12 municípios, o fórum trouxe palestrantes para estimular o debate, trocar experiências e orientar dirigentes municipais, gestores culturais e artistas para novas ações nos municípios. As atividades aconteceram na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.

A primeira palestra foi do secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando Perez Silva, que falou sobre as ações de sua cidade. Em seguida, foi a vez do representante da Superintendência de Cultura do Governo do Paraná, Allan Kolodzieiski, palestrou sobre as ações do estado para municípios do interior. Por fim, a artista plástica e conselheira de cultura do Estado, Soraya Lucas, deu uma visão sobre as ações do conselho.

“O que promovemos é um diálogo de valorização da nossa história cultural e das ações locais, destacando nosso fazer artístico. É fundamental entendermos e conhecermos nossa identidade artístico-cultural. Pegar os exemplos de outras cidades e trocar experiências nos ajuda no fortalecimento dessa corrente de busca pelos avanços das ações em cultura de toda a região”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Rafael Torrente.

Participaram do Fórum Regional representantes da área cultural dos seguintes municípios: Paranavaí, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Planaltina do Paraná, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná, Nova Londrina, Tamboara, Terra Rica, Guairaçá, Cianorte e Maringá.

Em sequência, na manhã deste sábado (6) a Fundação Cultural coordenou ainda a 5ª Conferência Municipal, voltada exclusivamente para os artistas, agentes e gestores culturais, instituições de cultura e comunidade de Paranavaí.

Fonte:

Deixe seu comentário