Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Femup 2019 bate recorde de público dos últimos 20 anos

Durante os cinco dias de intensa programação, mais de cinco mil pessoas passaram pela Praça dos Pioneiros.

Publicado em 19/11/2019 às 02:24

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) é um evento cultural conhecido em todo o Brasil. Com dezenas de apresentações culturais, o evento deste ano ficou marcado na história. Durante os cinco dias de intensa programação, mais de cinco mil pessoas passaram pela Praça dos Pioneiros, tornando-se recorde de público das últimas duas décadas.

O presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente, atribui o sucesso do evento a diversos fatores. “Logo no início do ano fizemos reuniões públicas com artistas e admiradores do festival. Queríamos encontrar caminhos para melhorar o Femup, deixá-lo mais dinâmico e fazer com que ele crescesse ainda mais. 

Tivemos a criação do prêmio Paulo Cesar de Oliveira de aclamação popular para as melhores interpretações, agregamos a mostra de audiovisual às apresentações, fizemos uma boa divulgação do evento, além da intensa dedicação da equipe da Fundação Cultural e de toda a prefeitura”, afirmou. 

Outra medida acertada na visão de Rafael foi quanto ao local do festival. “Os artistas já haviam falado que um lugar público com certeza seria muito mais atrativo. Decidimos fazer o evento na Praça dos Pioneiros e a participação da população foi realmente um sucesso. Tivemos tendas, banheiros, cadeiras confortáveis e toda estrutura necessária para atender as pessoas que passaram pela praça. Devemos manter isso para os próximos anos”, enfatizou. 

O Femup deste ano recebeu um total de 1.070 inscrições para as três categorias: música, poesia e conto. Foram recebidos trabalhos de 296 cidades de 25 estados brasileiros, além de inscrições da Argentina, França e Japão.  

Alguns artistas agradeceram a oportunidade de participar do festival. “Para mim, o FEMUP é um exemplo pra todos os festivais no país. Agradecido por toda a acolhida e pelos dias maravilhosos que passamos em Paranavaí”, disse Daniel Conti, de São Paulo.  

“Já tinha vindo para o festival, mas esse ano foi especial. É muito bonito ver o carinho e respeito com que o Femup é tratado. Tenho participado de vários festivais, mas o Femup é o mais marcante sempre”, contou a artista Aline Lessa, do Rio de Janeiro. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário