Portal da Cidade Paranavaí

Mistério

Cine Sesc promove sessão de cinema secreta nesta quinta-feira (7)

Segundo o Técnico em Atividades Culturais, Edson Godinho, o nome do filme só será divulgado no momento da exibição; Objetivo é retomar as origens do cinema

Publicado em 07/02/2019 às 08:28
Atualizado em

Exibição começa às 19h30.

O Sesc de Paranavaí vai exibir uma programação especial de cinema nesta quinta-feira. De acordo com Técnico em Atividades Culturais, Edson Godinho, a sessão é secreta e o nome do filme só será divulgado no momento da exibição, mas ele adianta que a atividade tem por objetivo retomar as origens do cinema, que surgiu com grande carga de terror.

“A ideia de fazer essa sessão secreta é retomar as origens do cinema, que surge na pré-história desde quando o homem começa a fazer imagens nas cavernas, quando ele começa a animar através do fogo, ou na china antiga quando surge o teatro de sombras, ou mais para frente com o ilusionismo, o show de mágica, o show de fantasmagoria e outros equipamentos como a luneta mágica, o cinetoscópio, que dão origem ao que seria o formato do cinema”, conta Godinho.

O Técnico em Atividades Culturais também ressalta que a atividade tem como objetivo aguçar os sentidos dos participantes, levando-os a conhecer um lado mais experimental desta arte e como tudo isso começou. “O cinema causa na gente essa comoção, essa coisa do incerto, do inseguro. E mesmo com toda a evolução que temos hoje, continuamos tendo essa mágica no cinema, pois ela em uma força pulsante muito grande como arte, mas também é indústria. As pessoas começam a se projetar nas telas dos cinemas, toda essa febre de mídia que hoje vemos na TV e nas redes sociais, surgiu no cinema, pois é arte, mas também é indústria, então tem o poder de mexer com o nosso consciente e subconsciente”, conta

Segundo Godinho, o cinema como se conhece hoje é bastantes diferente do que surgiu há séculos, preto e branco e com grande carga de terror, talvez pela herança do ilusionismo e da mágica. Mas ele ressalta que esta arte está tão presente em nossas vidas e tem passado por tantas reconfigurações, que muitas filmes que nem são lançadas para o cinema acabam ganhando as telonas. “Hoje nós temos produções que são projetadas para transmissão via streaming, pela internet, mas que têm um apelo tão forte, que chegam às telas do cinema. É uma reconfiguração do cinema.”

A sessão secreta de cinema é gratuita e começa às 19h30, no Sesc da Rua Edson Martins, 1770, próximo à Praça dos Pioneiros.

Fonte:

Deixe seu comentário