Portal da Cidade Paranavaí

Cultura popular

38ª edição do Festival de Folia de Reis do Sesc acontece em março em Paranavaí

Neste ano, o festival será no dia 22 de março, na Paróquia São Paulo. Conheça o seo Antônio, embaixador do festival.

Publicado em 16/01/2020 às 08:06
Atualizado em

Antônio Alves de Oliveira, o seo Antônio, de 64 anos, é o embaixador do evento. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Está marcado para o dia 22 de março, um domingo, em Paranavaí, o 38° Festival de Folia de Reis, evento promovido pelo Sesc Regionalidades. Neste ano, o festival será na Paróquia São Paulo, que fica no Jardim Alvorada do Sul, e é comandada pelo Padre Nilton Reami.

Assim como no ano passado, a festa contará com a participação de várias Companhias de Reis da região, além de missas, praça de alimentação, serviços de saúde, recreação, apresentações da terceira idade e outros.


Antônio Alves de Oliveira, o seo Antônio, de 64 anos, é o embaixador do evento. É ele  quem faz o contato com as companhias da região e, juntamente com o técnico em Atividades Culturais do Sesc Paranavaí, Edson Godinho, organiza todo o festival.

Seo Antônio, com a gerente do Sesc Paranavaí, Lidiane Cristine Galvan e o Técnico em Atividades Culturais, Edson Godinho.

Morador de Paranavaí, seo Antônio iniciou na Folia de Reis aos 9 anos de idade, por influência familiar. "Minha mãe recebia em casa e eu achava bonito. Como eu era muito pequeno, ela não me deixava acompanhar. Quando completei 9 anos comecei a participar e aos 10 anos já estava cantando. Minha mãe também participava, ajudava na festa e logo fez uma bandeira. Depois eu e meus irmãos crescemos e começamos a sair com a bandeira dela. E assim foi por mais de 30 anos.", explica.

Hoje, em Paranavaí, mesmo tendo o festival, não há mais nenhuma Companhia de Reis, até aquela que o seo Antônio participava foi extinta. Ele conta, que por sua grande experiência com a Folia de Reis, desde o início foi jurado do que hoje é conhecido como o Festival de Folia de Reis. "Eu conheci o Dorival Torrente, do Sesc, e ele me convidou a ser jurado das bandeiras, mas no início não era festival, era competição", explica.

Foto de quando o festival ainda era uma competição. Divulgação/ Sesc Paranavaí

A competição, porém, gerava desentendimentos entre os participantes, por isso, o evento foi transformado em um festival, que é uma espécie de confraternização, entre todas as companhias.

"A partir de 2018, o Festival de Folia de Reis ganhou uma dimensão de feira, antes era só uma mostra competitiva cultural. O evento ganhou um caráter maior e a cada ano é realizado em uma paróquia da cidade", explica Edson Godinho.

A Folia de Reis

A folia de reis é uma manifestação cultural, artística e religiosa. Pode ser considerada também a maior manifestação do folclore brasileiro, por ter essa peculiaridade em se perpetuar, de geração a geração, consequentemente sendo o maior ritual religioso das manifestações culturais.

"Esse evento hoje faz parte de uma franquia do Sesc, chamada Sesc Regionalidades, que teve início em Paranavaí com o festival de Folia de Reis e agora passa por outras unidades com outros festivais culturais. Aqui de Paranavaí surgiu esse embrião para valorizar as regionalidades e a expressão do nosso povo. Nós esperamos que o festival  sirva como ponto de partida para que surjam outras Companhias de Reis e esse costume rural não se perca", finaliza Godinho.



Fonte:

Deixe seu comentário