Portal da Cidade Paranavaí

missão

Voluntários de Paranavaí vão reconstruir casas destruídas por incêndio no Chile

Os voluntários foram para Vinã del Mar, região atingida por um incêndio florestal que matou mais de 130 pessoas e deixou 300 desaparecidos.

Publicado em 20/04/2024 às 13:30
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

Os moradores de Paranavaí Izaias Venancio da Luz, de 74 anos, e Luis Carlos Pereira, de 73 anos, partiram rumo ao Chile na última quarta-feira (17). Ambos são aposentados e decidiram, voluntariamente, ajudar na reconstrução de uma igreja e casas para pessoas desabrigadas. Em fevereiro deste ano, um incêndio atingiu Valparaíso e Viña del Mar, região costeira do Chile, e deixou mais de 130 mortos e centenas de desabrigados.

Sobre o incêndio

No início de fevereiro, focos de incêndios atingiram as cidades de Valparaíso e Viña del Mar, destruindo mais de 15 mil moradias. O fogo teria começado em uma área de reserva florestal, devido ao tempo seco e forte calor no Chile. O pior aconteceu, pois os ventos empurraram as chamas para as áreas habitadas.

Foram mais de 130 mortos e 300 desaparecidos. As ruas ficaram cobertas de cinzas e carros carbonizados. Na ocasião, o governo decretou estado de emergência. A partir deste cenário, os voluntários de Paranavaí decidiram embarcar e participar da reconstrução de uma igreja e de casas.

O trabalho

Izaias e Luis Carlos foram acompanhados de mais 18 voluntários, a maioria de Paranaguá. Todos têm idades acima de 50 anos e a maioria é aposentada. Os trabalhadores são membros da Igreja Batista Ágape de Paranavaí e receberam ajuda financeira de amigos e membros da igreja do noroeste.

A previsão é que eles retornem no dia 1º de maio. "Nós somos um grupo de construtores voluntários, que estamos sempre em obra missionária. Trabalhamos de todo o coração, para ajudar aqueles que precisam", afirma Izaias Venâncio. 

Apesar da idade, o grupo vive na ativa e não abre mão de trabalhar, afinal, para eles, o Evangelho se manifesta não só por palavras, mas por obras.

Fonte:

Deixe seu comentário