Portal da Cidade Paranavaí

Esclarecimento

Prefeitura explica sobre a escolha dos locais e o funcionamento dos ecopontos

"Não vamos criar novos "buracões" nos bairros, o sistema de ecopontos é completamente diferente", afirma o secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto.

Publicado em 08/03/2022 às 10:01
Atualizado em

A prefeitura afirma que o projeto de instalação de ecopontos em Paranavaí é de médio e longo prazo. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A prefeitura de Paranavaí recentemente anunciou o fechamento do “buracão" da Vila Operária e a construção de dois ecopontos, um no jardim São Jorge e outro no Morumbi.

Segundo a prefeitura, as pessoas que poderão descartar lixo nos ecopontos são os pequenos geradores: será tolerado o limite de até 1m³ por mês. "O ecoponto será supervisionado diariamente por um servidor, que ficará responsável por orientar as pessoas como descartar corretamente o lixo", descreve.


LEIA TAMBÉM

Moradores protestam contra instalação de ecoponto no Parque dos Ipês


O local será dividido em quatro áreas: volumosos (móveis e eletrodomésticos), recicláveis (papel, vidro e metal), construção civil (entulho) e jardinagem (restos de poda e plantas). Os volumosos e recicláveis serão direcionados à Coopervaí, enquanto os restos de construção civil e jardinagem serão levados para uma área erosiva localizada no Jardim Morada do Sol, com intuito de recuperá-la através do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

“É importante frisar que não vamos criar novos buracões nos bairros, o sistema de ecopontos é completamente diferente e extremamente eficaz”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto.


LEIA TAMBÉM

Buracão da Vila Operária será transformado em parque urbano


A escolha do local onde serão construídos os ecopontos, segundo o secretário de Meio Ambiente, ocorreu de maneira técnica. “No São Jorge a escolha aconteceu pela logística e também por ser a única área que o município tinha mais centralizada (no Parque dos Ipês). Já no Jardim Morumbi, escolhemos um local que comumente é usado para descarte ilegal de lixo. Já é necessário fazer limpeza continuamente, portanto, usaremos essa área para ter o ecoponto”, explicou.

A prefeitura afirma que o projeto de instalação de ecopontos em Paranavaí é de médio e longo prazo, por isso, o município trabalha em paralelo com projetos de mais dois ecopontos na Vila Operária e no distrito de Sumaré.

Fonte:

Deixe seu comentário