Portal da Cidade Paranavaí

Liberdade

Estudante de Paranavaí lança livro autobiográfico com história de aceitação

Beatriz Mânica, de 21 anos, nasceu com uma malformação e relata como foi a trajetória enfrentando muitos obstáculos até o processo de autoaceitação.

Publicado em 25/03/2022 às 15:56
Atualizado em

Beatriz estará na padaria Augustus Shopping Food nesta sexta-feira (25), a partir das 18h, para um "dia de autógrafo". (Foto: Acervo pessoal)

A escritora do livro autobiográfico "Autoaceitação. O caminho para a liberdade" é a estudante do 4º ano de Psicologia, Beatriz Viotto Mânica, de 21 anos. Ela nasceu com a mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral que se dá durante a gestação, fazendo com que as meninges, a medula e as raízes nervosas do bebê fiquem expostas.

Em entrevista ao Portal da Cidade, Beatriz conta que escreveu, especialmente, para ajudar as pessoas que também são deficientes. No livro, ela relata as dificuldades que enfrentou até chegar no processo de autoaceitação. "Eu penso que hoje em dia muitas pessoas precisam se aceitar de verdade, independente se têm uma deficiênca ou não. Todo mundo tem que se aceitar para viver bem", acredita.

Além das pessoas que têm a mielomeningocele, a futura psicóloga pretende ajudar pais e mães que não sabem como lidar com um (a) filho (a) deficiente. Durante o caminho para a autoaceitação, a autora lembra que sofreu muito bullying, desrespeito e falta de inclusão social. Cada momento importante e significativo foi descrito para que as pessoas possam enxergar a vida de um deficiente com empatia.

Beatriz Viotto Mânica, @vivabem.mielo

Um passo de cada vez

Estou aqui para ajudar e servir de exemplo, ser uma pessoa que as outras possam contar, trazer confiança e garantir que está tudo bem ser deficiente. Eu faço isso hoje porque senti muita falta disso no passado. Não tinha esse exemplo para mim e para meus pais. Nós caminhamos "pisando em ovos". Por isso decidi escrever o livro e abrir minha vida, que por muito tempo escondi, para as pessoas.

Beatriz Viotto Mânica, @vivabem.mielo

O livro já está à venda no site da editora Autobiografia e nas principais plataformas digitais, como Amazon, Americanas e Submarino. Para quem quer conhecer a história da Bia além do livro, ela também tem um perfil no Instagram @vivabem.mielo, em que mostra sua rotina e superações diárias com a mielomeningocele.

DIA DE AUTÓGRAFO

Nesta sexta-feira (25) a escritora estará na padaria Augustus Shopping Food, em Paranavaí, a partir das 18h, para receber os (as) leitores (as), amigos e familiares e compartilhar ainda mais experiências sobre o seu "caminho para a liberdade".

Fonte:

Deixe seu comentário