A jovem Maria Clara Francês Belmonte, de 14 anos, levou o nome de Paranavaí ao topo do atletismo sul-americano ao conquistar a medalha de ouro no salto em altura durante o Campeonato Sul-Americano Escolar, realizado em Bucaramanga, na Colômbia.
A conquista veio na sexta-feira (06), quando a atleta alcançou a marca de 1,64 m, garantindo o lugar mais alto no pódio e assumindo a liderança do ranking brasileiro sub-16 na modalidade.
Além do salto em altura, Maria Clara competiu também no salto em distância e finalizou na sétima posição, mostrando versatilidade e determinação em uma das competições escolares mais importantes do continente.
Em entrevista, o treinador de Maria Clara, Aguinaldo Souza dos Santos, destacou a trajetória de sucesso da atleta.
"Ela começou na escolinha de iniciação esportiva com 11 anos. Em apenas três anos e meio de treinamento, ela já se destacou nas primeiras competições que participou e conquistou o ouro nos Jogos Escolares no salto em altura. Este ano, foi campeã brasileira, o que a levou ao Sul-Americano, onde alcançou a liderança do ranking nacional", explicou.
Maria Clara desbancou a anterior líder do ranking, Manuela Rolim, que tinha a marca de 1,63 m e também é atleta de Paranavaí.
"A Manuela ficou em décimo lugar no Sul-Americano sub-18, mas é vice-líder do ranking sub-16. Agora temos as duas melhores do ranking brasileiro sub-16 em Paranavaí", ressaltou Souza.
O treinador ainda comentou sobre o potencial de Maria Clara para os próximos anos.
"Ela ainda será sub-16 em 2025, mas já poderá competir na categoria sub-18. Com a marca atual, seria a segunda colocada no ranking sub-18. É uma atleta que promete muito para o futuro", finaliza o treinador.