Portal da Cidade Paranavaí

A olho nu

Estação Espacial poderá ser vista no céu de Paranavaí

A estação é um laboratório espacial que orbita a terra e poderá ser vista a olho nu nesta terça, quarta e quinta-feira. Veja os horários.

Publicado em 12/03/2019 às 08:12
Atualizado em

A estação será vista como uma estrela bem brilhante se movendo rapidamente. (Foto: Divulgação/ Nasa)

(Foto: Divulgação/ Nasa)

A Estação Espacial Internacional (ISS) passará por Paranavaí e poderá ser vista no céu nesta terça (12), quarta-feira (13) e quinta-feira (14), de acordo com o Heavens Above, site sem fins lucrativos dedicado a ajudar as pessoas a observarem e rastrearem satélites que orbitam a Terra, sem a necessidade de equipamentos ópticos, como binóculos ou telescópios.

A estação que passará por Paranavaí é um laboratório espacial que orbita a terra e, em determinados momentos, pode ser vista a olho nu. É o caso desta terça-feira (12), quando a estação passará por Paranavaí das 20h29 às 20h32. Na quarta-feira das 19h38 até 19h44 e na quinta-feira (14), das 19h33 às 19h37.

São poucos minutos que você poderá olhar para o céu e vê-la. É como uma estrela bem brilhante se movendo rapidamente.

Dicas para ver a Estação Espacial

Ícaro Meidem é apoiador do Grupo de Estudos Astronômicos de Iguaraçu (Geai), estudante de física da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, e trabalha com Divulgação e Ensino de Astronomia no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá.  Ele explica que a passagem da estação é muito rápida, se movendo a 28800 Km/h a 400 km de altitude, de acordo com European Space Agency (ESA).

O estudante diz que não é recomendável tentar ver a estação do Centro da cidade, porque os prédios atrapalham e as luzes ofuscam. “É bom se preparar para ver uns cinco minutos antes do horário previsto. À noite dá para ver a olho nu, pois seus painéis solares retêm a luz do sol e com isso vemos uma estrela bem brilhante passando pelo céu”, orienta. 

Fonte:

Deixe seu comentário