Portal da Cidade Paranavaí

Monumento histórico

Avião apreendido em operação policial é instalado em Praça no Jardim São Jorge

A aeronave, apreendida em 2015, está sendo instalada como monumento histórico, na Praça dos Expedicionários.

Publicado em 25/03/2021 às 01:38
Atualizado em

Praça do Jardim São Jorge ganha avião. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A Praça dos Expedicionários, no Jardim São Jorge, em Paranavaí, ganhou neste quinta-feira (25) um monumento que promete chamar a atenção de quem passar por lá. Um avião foi instalado no local.

Não se trata de uma réplica, mas, uma aeronave de verdade que foi apreendida em 2015, juntamente com outro avião, em uma Operação que envolveu a Polícia Federal e a Polícia Civil de Paranavaí.

Na época, o atual prefeito KIQ, que atuava como delegado de polícia, comandou a equipe que fez a apreensão das duas aeronaves, utilizadas para contrabando de eletrônicos e para o tráfico de drogas. Esse avião em específico, foi apreendido em Amaporã, em uma pista clandestina, no meio de um canavial. O próprio prefeito foi quem teve a ideia de transformar as aeronaves em monumento histórico.

Os veículos ficaram por um bom tempo no campo da delegacia de Paranavaí e, em maio de 2019, foram transferidos para o Centro de Eventos da cidade, onde estavam até agora. O município fez um pedido na justiça para que os veículos fossem doados para a cidade.


O  secretário de meio ambiente, Walther Barbosa de Camargo Neto, que está à frente das obras para instalação do monumento, explica que já foi feita a retirada do piso, em uma circunferência ao redor da aeronave, e será plantada grama e flores.

"O avião ficará sobre uma base. Será restaurado e colocada a asa e a hélice. Ainda não sabemos se vamos fazer uma pintura ou envelopamento", disse o secretário. 

A expectativa da equipe é que até sábado (27) o avião já esteja completo, com gramas e flores ao redor, pronto para receber a customização.


*Colaboração: repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário