Portal da Cidade Paranavaí

xodó!

Funileiro de Paranavaí investiu R$ 90 mil para transformar fusca em conversível

O veículo é o xodó do reliqueiro Serginho, de 72 anos. "Já fizeram proposta querendo comprar, mas eu não pretendo vender não. É um prazer ter esse carro!"

Publicado em 22/06/2024 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Catarina de Oliveira Miranda

Um patrimônio histórico! O Volkswagen Type 1, conhecido no Brasil como Fusca, foi o primeiro automóvel fabricado por uma das companhias mais famosas do mundo: a Volkswagen. A marca alemã produziu um carro atemporal, que é amado por pessoas de todas as idades até os dias atuais. Com uma data para comemorar a criação,  22 de junho é o Dia Mundial do Fusca para resgatar lembranças do modelo que, mesmo tendo saído da linha de produção há anos, não perde a popularidade.

Em Paranavaí, Sergio Souza Filho, o “famoso Serginho”, é um dos entusiastas do Volkswagen Type 1. Além de trabalhar transformando o modelo em "obras de arte personalizadas", ele é dono de dois fuscas inconfundíveis que fazem sucesso em Paranavaí e região. Em entrevista ao Portal da Cidade, o morador relembrou que ainda criança começou acompanhar o pai que trabalhava em uma concessionária e, desde então, atua com funilaria e pintura de veículos. "Já tenho 72 anos, estou aposentado, mas não largo a oficina porque tenho paixão por carro, principalmente, fuscas!", destaca. 

Reconhecido pela habilidade de reformar fuscas e deixá-los luxuosos, o funileiro disse que tem um xodó... feito à mão, o conversível demorou cerca de três meses para ficar pronto e é usado apenas em ocasiões especiais com a família. "Eu investi R$ 90 mil nele, além da estética, tem documentação e outros detalhes necessários, mas vale a pena. Direto recebo propostas, já me ofereceram muito dinheiro e caminhonetes 0km, mas eu não pretendo trocar ou vender não. É um prazer ter esse carro, sendo todo original e raro", afirma.

O reliqueiro também revelou que na década de 60 chegou a ter 11 fuscas. Com o passar do tempo, ele vendeu alguns e comprou outros. Entre os automóveis que estão na garagem dele, há um fusca verde perolizado que há 15 anos desfila pelas estradas da região à serviço. Esse fusca é outra obra de Serginho, que chama atenção das pessoas por onde passa pela cor única e reluzente. "Muita gente me para quando estou com um desses dois fuscas e pedem para tirar foto porque ficam impressionadas, eles tem cores muito diferentes então ressalta mais", explica.

Serginho.

Gratidão

Conquistei tudo que tenho por meio da funilaria e pintura de veículos, especialmente dos modelos antigos. Minha paixão por fusca continua me rendendo frutos e realizações. Enquanto for possível, quero continuar ativo neste trabalho. Também tenho planos para aproveitar porque esses meus conversíveis podem viajar para qualquer lugar!

Serginho.



Fonte:

Deixe seu comentário