Portal da Cidade Paranavaí

Rios e bacias

Com o fim da piracema, pesca está liberada no Paraná

Apesar da liberação, o IAT pede a conscientização dos pescadores para respeitar o momento de pandemia e o decreto estadual.

Postado em 04/03/2021 às 08:59 |

A equipe do Instituto segue em fiscalização nos rios Ivaí, Paraná e Paranapanema por conta da proibição da pesca predatória. (Foto: Instituto Água e Terra (IAT))

O Instituto Água e Terra (IAT) informa que o período do defeso da piracema, de reprodução dos peixes, acabou neste domingo (28), portanto, de acordo com a Instrução Normativa do Ibama nº 25/2009, a maioria dos peixes reofílicos (migratórios) nativos de nossas bacias já cumpriram sua fase reprodutiva.

Conforme a Polícia Ambiental, os utensílios permitidos para pescador amador são: linha de mão e vara simples, com molinete ou carretilha. A quantidade máxima de peixes por pescador cadastrado é de 10 quilos mais um exemplar por período de pesca. A utilização de iscas nativas será permitida somente com a apresentação da nota fiscal de origem do produtor.

Ainda segundo a Polícia Ambiental, há locais em que a pesca é proibida durante o ano todo e algumas espécies presentes no Rio Paraná, como a Piracanjuba e o Dourado, constam na lista de animais em risco de extinção e não podem ser capturadas.

Biologicamente, seria permitida a pesca, mas em razão do Decreto Estadual nº 6.983/2021, o IAT pede a colaboração e conscientização dos pescadores para respeitar o pior momento de pandemia que estamos vivendo no Paraná.

O IAT alerta que todos os pescadores devem ficar atentos às restrições estabelecidas em cada município, evitando assim, sanções administrativas que certamente serão tomadas. A equipe do Instituto segue em fiscalização nos rios Ivaí, Paraná e Paranapanema por conta da proibição da pesca predatória.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">