Portal da Cidade Paranavaí

Imunização

Paranavaí aplica 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina contra a covid-19 no sábado (30)

Por conta do período de feriado prolongado, não haverá aplicação de vacinas na sexta (29), segunda (1º) e terça-feira (2).

Publicado em 28/10/2021 às 11:03

Vacinação começa às 8h e segue até às 13h. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

A 14ª Regional de Saúde anunciou que fará a entrega de novas doses de vacina contra a covid-19 para os municípios da região Noroeste a partir das 15h30 desta quinta-feira (28). Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, optou por realizar a ação de vacinação em massa no Centro de Eventos no sábado (30), das 8h às 13h. Por conta do período de feriado prolongado, não haverá aplicação de vacinas na sexta (29), segunda (1º) e terça-feira (2).

Neste sábado acontece a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina para os seguintes grupos:

  • 1ª dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;
  • 2ª dose: todos os imunizantes (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer), de acordo com o prazo indicado no Cartão de Vacina;
  • 3ª dose: pessoas idosas com 67 anos ou mais (vacinados com a 2ª dose há no mínimo seis meses); pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão (vacinados com a 2ª dose há no mínimo 28 dias); e profissionais de Saúde da linha de frente da pandemia (vacinados com a 2ª dose há no mínimos seis meses).

LEIA TAMBÉM

Autorizado uso das quase 25 mil vacinas que estavam sob suspeita em Paranavaí


Para receber a 1ª dose, basta apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina. Menores de idade precisam, obrigatoriamente, estar acompanhados por um responsável adulto.

Para receber a 2ª dose, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e Cartão de Gestante (para grávidas e puérperas).

Para receber a 3ª dose, os idosos com mais de 67 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. No caso de idosos com mais de 67 anos que estejam acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família).

Já as pessoas maiores de 18 anos que se enquadram no grupo de alto grau de imunossupressão devem apresentar documento pessoal com foto, Cartão de Vacina com a comprovação da aplicação das duas primeiras doses, e uma Declaração Médica autorizando a vacinação, assinada e carimbada pelo médico responsável, conforme modelo disponibilizado pela 14ª Regional de Saúde.


LEIA TAMBÉM

Muro cai em auxiliar de pedreiro durante demolição de casa no jardim Ouro Branco


Com relação aos profissionais de Saúde que trabalham na linha de frente da pandemia, neste momento serão vacinados com a 3ª dose apenas aqueles que se enquadram nos seguintes subgrupos descritos no Plano Estadual de Imunização:

  • Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a Covid-19;
  • Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI);
  • Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), de referência Covid-19, Clínicas de Diálise e serviços de Oncologia (exceto profissionais das áreas administrativas);
  • Trabalhadores de Centros de Atendimento à Covid-19.

Basta que os profissionais apresentem: documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina, Carteira Profissional da Categoria (para comprovação de atuação na área) e um comprovante de vínculo empregatício com CNPJ da empresa.


LEIA TAMBÉM

Estudantes de Paranavaí criam projeto para arrecadar absorventes descartáveis


CARTÃO SUS

O Cartão SUS deve ser atualizado em dois casos: caso haja mudança de endereço, especialmente de cidade; e quando o cartão não inicia com o número 7.

A atualização do Cartão SUS pode ser feita diretamente na UBS de referência ou ainda pela internet, através do aplicativo Conecte SUS. Através do aplicativo, também é possível manter uma versão digital do seu Cartão SUS, sem necessidade de impressão.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí