Portal da Cidade Paranavaí

Diz Especialista

Todas as vacinas da covid-19 liberadas pela Anvisa têm eficácia mínima de 90%

O cirurgião vascular, Jihad Abdallah, também explica que o risco de ter trombose por conta da vacina é baixo se comparado aos perigos da covid-19.

Publicado em 04/07/2021 às 21:51
Atualizado em

A vacina AstraZeneca é a que possuí risco mais aumentado para a trombose. (Foto: Yves Herman/Reuters)

Muitas pessoas têm dúvidas quanto a eficácia de algumas vacinas para a covid-19 e sobre os efeitos que esta pode causar, principalmente por relacionar o imunizante ao aparecimento de algumas doenças, como a trombose, caracterizada por uma interrupção abrupta do fluxo sanguíneo por meio de coágulos que podem acontecer nas veias ou artérias. Para esclarecer essas questões, o Portal da Cidade conversou como médico cirurgião vascular, Jihad Abdallah.

O médico explica que não há necessidade do paciente escolher o imunizante, pois todas as vacinas são liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e têm uma eficácia de pelo menos 90%. Os riscos, comparados aos benefícios, são baixos. "Todas elas podem causar trombose, mas em uma taxa mínima em relação aos riscos da covid-19", explica o especialista.

O médico reforça, que o risco de desenvolver a trombose ao contrair a covid-19 é bem maior do que o apresentado pela vacina. "A cada 16 pessoas que pegam covid-19, uma vai desenvolver a trombose. Com relação a vacinação, a cada 40 mil pessoas, uma vai desenvolver trombose", expõe o médico.

Abdallah também esclarece que pessoas que têm ou já tiveram trombose devem se vacinar, pois a covid-19 é uma doença que afeta todo o corpo e a vacinação deve ser feita especialmente para evitar os casos mais graves, que levam à morte.

Fonte:

Deixe seu comentário