Portal da Cidade Paranavaí

Luto

Professor Dennis Bertolini, referência em virologia, morre aos 65 anos

UEM lamenta a morte do professor Dennis Bertolini, referência em doenças virais e diretor do CCS.

Publicado em 11/12/2025 às 14:39
Atualizado em

Professor Dennis Bertolini, referência em virologia, morre aos 65 anos (Foto: UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) informou, com profundo pesar, a morte do professor Dennis Armando Bertolini, ocorrida na tarde desta quarta-feira (10), aos 65 anos. Reconhecido pela forte atuação no ensino, na pesquisa e na gestão acadêmica, Bertolini deixa um legado marcante para a instituição e para a comunidade científica.

Especialista em epidemiologia e no estudo de doenças infecciosas virais, ele participou de pesquisas importantes sobre HIV, dengue e a disseminação do coronavírus na região de Maringá. Tornou-se fonte frequente da imprensa local, contribuindo com análises e esclarecimentos sobre surtos, prevenção e riscos de doenças como febre amarela e Covid-19.

Formado em Farmácia pela UEM em 1984, Bertolini concluiu o mestrado em Ciências Biológicas pela universidade em 1994 e o doutorado em Ciências, na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, pela Unifesp, em 2002. Era professor associado do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) e integrava o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS). Também coordenou o Laboratório de Virologia Clínica da UEM.

Na gestão universitária, atuava desde 2024 como diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e foi candidato a vice-reitor em 2022, pela chapa “UEM: IntegrAção”.

Em nota, a UEM manifestou solidariedade aos familiares, amigos, colegas e estudantes. A instituição destacou a relevância do trabalho de Bertolini e afirmou que a comunidade acadêmica perde “um grande especialista, mestre e defensor da ciência, cujo legado permanecerá para a universidade e para a sociedade”.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp