Portal da Cidade Paranavaí

atualização

Nova Esperança prepara nova etapa para alcançar 100% de iluminação em LED

Município está em fase de licitação para substituir luminárias antigas; tecnologia oferece mais economia e melhora a visibilidade nas ruas.

Publicado em 03/09/2026 às 11:13

Município está em fase de licitação para substituir luminárias antigas; tecnologia oferece mais economia e melhora a visibilidade nas ruas. (Foto: Reprodução )

Nova Esperança está em fase de licitação para substituir as lâmpadas de vapor de sódio e concluir a modernização do sistema de iluminação pública. Com a nova etapa, a cidade deverá alcançar 100% de cobertura com luminárias de LED.

O pacote de obras prevê a substituição das luminárias antigas e a reestruturação dos equipamentos necessários ao funcionamento do sistema, incluindo braços, suportes, cabos e outros acessórios. O projeto também determina o descarte adequado dos materiais retirados.

Além de deixar ruas e espaços públicos mais claros, a tecnologia LED consome menos energia e possui maior durabilidade. A estimativa é de que a modernização possa reduzir em aproximadamente 30% os gastos municipais com iluminação pública.

A melhoria da visibilidade também contribui para aumentar a sensação de segurança, diminuir pontos de sombra e facilitar a circulação de moradores durante a noite.

Segundo dados do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades, a iluminação em LED já está presente em quase 80% dos postes do Paraná. Atualmente, 244 municípios possuem projetos relacionados à tecnologia, sendo que 170 já concluíram a instalação em todos os postes.

Em todo o estado, cerca de 200 mil luminárias já foram ou estão sendo substituídas, com investimentos superiores a R$ 333 milhões. A meta do Paraná é alcançar todos os municípios com iluminação pública em LED até o fim de 2026.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp